Palestra: Reconhecimento de padrões: um relato de trabalhos explorando a textura como atributo visual, com o Prof. Dr. Yandre Maldonado e Gomes da Costa (UEM)
Terça-feira, 07/06, às 19:30
Transmissão: https://youtu.be/F3At9OX5UsQ (ative o lembrete)

Resumo: Neste seminário, o Prof. Dr. Yandre Costa faz um relato acerca de trabalhos realizados com o seu grupo de pesquisa ao longo dos últimos 10 anos. O Professor teve o primeiro contato com pesquisa em reconhecimento de padrões durante o seu doutorado, trabalhando com a tarefa de reconhecimento de gêneros musicais. Naquele momento, foi estudada a classificação do áudio utilizando uma imagem gerada a partir do sinal na sua forma original, o espectrograma. Analisando o conteúdo do espectrograma, percebeu-se que era possível encontrar padrões dispersos ao longo da imagem. Entretanto, esses padrões não estavam expressos por meio de cores ou formas bem definidas na imagem. Com isso, passou-se a investigar o uso de descritores de textura, já conhecidos da comunidade de pesquisa em processamento de imagens, para representar o conteúdo de espectrogramas. Os resultados obtidos foram bastante satisfatórios, e o conhecimento obtido acerca do uso de descritores de textura deu suporte para o desenvolvimento de classificadores para diferentes aplicações. Em um primeiro momento, o Professor desenvolveu classificadores para aplicações de classificação de áudio na solução de diferentes tarefas, como por exemplo: reconhecimento de espécies de pássaros a partir do canto, detecção da presença de animais marinhos e identificação de cenário acústico entre outros. Em um segundo momento, passamos a perceber o grande potencial de aplicação para descritores de textura em tarefas de reconhecimento de padrões envolvendo imagens biomédicas. A partir disso, foi identificado um conjunto de tarefas de classificação envolvendo o uso de amostras biológicas, algumas já estudadas, outras em estudo pelo grupo de pesquisa, como por exemplo: detecção da liberação de dopamina em imagens de voltametria cíclica, identificação de COVID-19 em imagens de raio-X, identificação de doenças crônico-degenerativas a partir de imagens de glia entérica e detecção de câncer em amostras de tecido do fígado entre outras.

Short-bio: O Prof. Dr. Yandre Costa possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Maringá (1996), mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002), doutorado em Computação pela Universidade Federal do Paraná e Pós-doutorado pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2020). Atualmente, é professor associado no Departamento de Informática da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Atua como membro permanente do Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação da UEM desde 2014, desenvolvendo pesquisa em reconhecimento de padrões.