Artigos desenvolvidos pelo laboratório de pesquisa IHC da UFPR destacam o potencial das tecnologias para transformar o ensino e a aprendizagem. Evento na cidade do Porto será realizado entre os dias 1 e 3 de abril.
Os docentes e pesquisadores de pós-graduação do Departamento de Informática (Dinf) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) têm três artigos aprovados para apresentação no International Conference on Computer Supported Education (CSEDU), uma das principais arenas europeias de debate e apresentação de ferramentas e métodos educacionais apoiados por tecnologia. Promovido pela associação lisboeta Institute for Systems and Technologies of Information, Control and Communication (INSTICC), o evento será realizado na cidade do Porto, em Portugal, entre os dias 1 e 3 de abril, e reunirá especialistas de todo o mundo para discutir as últimas tendências e inovações na área de educação e informática.

Os trabalhos dos pesquisadores do Paraná aprovados no evento foram realizados a partir do Laboratório de Design de Interação para a Inclusão Social e a Educação Universal da UFPR, especializado em estudos em Interação Humano-Computador (IHC). Os trabalhos foram realizados sob supervisão das professoras do Dinf Natasha Malveira Costa Valentim e Rachel Reis. De acordo com Gabriela Corbari dos Santos, doutoranda em informática na UFPR e coautora de dois dos três artigos aprovados no CSEDU, a participação no evento representa uma grande oportunidade de divulgar as pesquisas desenvolvidas no laboratório, trocar experiências com pesquisadores de ponta e consolidar a UFPR como referência em inovação na área de educação com suporte computacional. “O CSEDU é um congresso de relevância internacional e irá ocorrer em conjunto com mais quatro eventos (GISTAM 2025, VEHITS 2025, CLOSER 2025 e SMARTGREENS 2025). Assim, destaco a importância de participar deste congresso, fazendo com que a comunidade internacional terá acesso ao trabalho realizado na comunidade brasileira”, destaca.
Para a pesquisadora, o congresso é estratégico para as investigações do doutorado, pois reúne pesquisadores de IHC e Informática na Educação, áreas que integra na sua pesquisa. Além disso, o evento facilita networking com especialistas que atuam na interseção dessas áreas. “Participar de congresso internacional contribui para o desenvolver novas habilidades e conhecimentos por intermédio do networking com a comunidade internacional. Além de sentir como a comunidade internacional está absorvendo e trabalhando com o tema da minha pesquisa (aceitação, rejeição). Será possível, também, identificar novos caminhos para a pesquisa e a possibilidade de criar parcerias com a comunidade internacional. Acredito que seja uma oportunidade de conhecer o que a comunidade internacional está pesquisando e como estão lidando com vantagens e desafios da pesquisa”, conclui.
Os trabalhos aprovados buscam contribuir para o avanço da área de educação com suporte computacional e inspirar novas abordagens e soluções para os desafios do ensino e aprendizagem no século XXI. Após apresentação, os artigos seguem para publicação em anais do evento. Confira abaixo os artigos que serão apresentados pelos pesquisadores da UFPR:
“Teaching Topics in Human-Computer Interaction: A Practical Experience with a Focus on Experimental Research”, de autoria de Gabriela Corbari dos Santos, Deivid Eive Silva e Natasha Costa Valentim. O artigo detalha uma experiência prática no ensino de Interação Humano-Computador, com foco na pesquisa experimental, e aborda a importância de capacitar estudantes para planejar, executar e analisar estudos primários e secundários. O trabalho destaca a colaboração entre pares como uma prática essencial para enriquecer o aprendizado. A capacitação dos estudantes para planejar, executar e analisar estudos primários e secundários é fundamental para a pesquisa científica, e isso foi alcançado por intermédio de trabalhos práticos na disciplina de Tópicos em IHC. Os resultados dos trabalhos práticos desenvolvidos na disciplina, mostraram que os estudantes desenvolveram habilidades críticas e analíticas, preparando-os para desafios reais na pesquisa e também na pesquisa na área de IHC.
“Exploratory Study on the Learner eXperience in a Collaborative Learning Context using Computational Resources”, assinado por Gabriela dos Santos, Deivid Silva, Rachel Reis e Natasha Valentim. O estudo exploratório investiga a experiência do aprendiz (Learner eXperience – LX) em um contexto de aprendizagem colaborativa utilizando recursos computacionais. O estudo foca nas percepções e experiências dos aprendizes em atividades práticas colaborativas, avaliando as dimensões de comunicação, coordenação e cooperação, com base no modelo 3C. O estudo reforça a importância da combinação de metodologias e recursos computacionais para promover uma experiência de aprendizado mais positiva e memorável.“Feasibility Study of the ADA Blocks Virtual Assistant by HCI Experts”, de Ana Paula Juliana Perin, Deivid Silva e Natasha Valentim. O trabalho apresenta um estudo de viabilidade da assistente virtual ADA Blocks. A ADA Blocks que é uma ferramenta desenvolvida para auxiliar professores do ensino médio na escolha de ferramentas de programação em blocos adequadas para suas aulas. Dez especialistas em Interação Humano-Computador (IHC) avaliaram a assistente virtual. O estudo foi realizado em três etapas: planejamento, execução e análise. Apesar do potencial da ferramenta, e da facilidade de uso e utilidade da ADA Blocks, a pesquisa aponta preocupações dos especialistas em IHC quanto à acessibilidade da ferramenta e limitações como a impossibilidade de revisitar questões no questionário.