Skip to content
+55 41 3361 3031secretaria@inf.ufpr.br
Fale Conosco

Departamento de Informática

Universidade Federal do Paraná

  • Contatos
    • Secretaria
    • Docentes
    • Laboratórios de Pesquisa
  • Infra-estrutura
    • Infraestrutura Física
    • Infraestrutura Tecnológica
    • Suporte
  • Cursos
    • Ciência da Computação
    • Informática Biomédica
    • Mestrado e Doutorado
  • Disciplinas
    • Disciplinas Atuais
    • Disciplinas Antigas
  • Documentos
    • Ensalamento
    • Calendário Acadêmico
    • 2ª Chamada – Revisão
    • Isoladas e Eletivas
    • Acesso ao Sistema
    • Atas
    • Plano Estratégico 2013-2018
    • Plano Estratégico 2021-2022
    • Plano Estratégico 2025-2035
  • Concursos
  • Aproveitamento
  • Localização
  • Colegiados e Plenárias

Pesquisadores do Dinf têm trabalhos aprovados em evento sobre computação e educação em Portugal

31 mar 2025
alexsandrotribeiroDepartamento de Informática, Dinf, IHC, PPGINF

Artigos desenvolvidos pelo laboratório de pesquisa IHC da UFPR destacam o potencial das tecnologias para transformar o ensino e a aprendizagem. Evento na cidade do Porto será realizado entre os dias 1 e 3 de abril.  

Os docentes e pesquisadores de pós-graduação do Departamento de Informática (Dinf) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) têm três artigos aprovados para apresentação no International Conference on Computer Supported Education (CSEDU), uma das principais arenas europeias de debate e apresentação de ferramentas e métodos educacionais apoiados por tecnologia. Promovido pela associação lisboeta Institute for Systems and Technologies of Information, Control and Communication (INSTICC), o evento será realizado na cidade do Porto, em Portugal, entre os dias 1 e 3 de abril, e reunirá especialistas de todo o mundo para discutir as últimas tendências e inovações na área de educação e informática.

Os trabalhos dos pesquisadores do Paraná aprovados no evento foram realizados a partir do Laboratório de Design de Interação para a Inclusão Social e a Educação Universal da UFPR, especializado em estudos em Interação Humano-Computador (IHC). Os trabalhos foram realizados sob supervisão das professoras do Dinf Natasha Malveira Costa Valentim e Rachel Reis. De acordo com Gabriela Corbari dos Santos, doutoranda em informática na UFPR e coautora de dois dos três artigos aprovados no CSEDU, a participação no evento representa uma grande oportunidade de divulgar as pesquisas desenvolvidas no laboratório, trocar experiências com pesquisadores de ponta e consolidar a UFPR como referência em inovação na área de educação com suporte computacional. “O CSEDU é um congresso de relevância internacional e irá ocorrer em conjunto com mais quatro eventos (GISTAM 2025, VEHITS 2025, CLOSER 2025 e SMARTGREENS 2025). Assim, destaco a importância de participar deste congresso, fazendo com que a comunidade internacional terá acesso ao trabalho realizado na comunidade brasileira”, destaca. 

Para a pesquisadora, o congresso é estratégico para as investigações do doutorado, pois reúne pesquisadores de IHC e Informática na Educação, áreas que integra na sua pesquisa. Além disso,  o evento facilita networking com especialistas que atuam na interseção dessas áreas. “Participar de congresso internacional contribui para o desenvolver novas habilidades e conhecimentos por intermédio do networking com a comunidade internacional. Além de sentir como a comunidade internacional está absorvendo e trabalhando com o tema da minha pesquisa (aceitação, rejeição). Será possível, também, identificar novos caminhos para a pesquisa e a possibilidade de criar parcerias com a comunidade internacional. Acredito que seja uma oportunidade de conhecer o que a comunidade internacional está pesquisando e como estão lidando com vantagens e desafios da pesquisa”, conclui.

Os trabalhos aprovados buscam contribuir para o avanço da área de educação com suporte computacional e inspirar novas abordagens e soluções para os desafios do ensino e aprendizagem no século XXI. Após apresentação, os artigos seguem para publicação em anais do evento. Confira abaixo os artigos que serão apresentados pelos pesquisadores da UFPR:

“Teaching Topics in Human-Computer Interaction: A Practical Experience with a Focus on Experimental Research”, de autoria de Gabriela Corbari dos Santos, Deivid Eive Silva e Natasha Costa Valentim. O artigo detalha uma experiência prática no ensino de Interação Humano-Computador, com foco na pesquisa experimental, e aborda a importância de capacitar estudantes para planejar, executar e analisar estudos primários e secundários. O trabalho destaca a colaboração entre pares como uma prática essencial para enriquecer o aprendizado. A capacitação dos estudantes para planejar, executar e analisar estudos primários e secundários é fundamental para a pesquisa científica, e isso foi alcançado por intermédio de trabalhos práticos na disciplina de Tópicos em IHC. Os resultados dos trabalhos práticos desenvolvidos na disciplina, mostraram que os estudantes desenvolveram habilidades críticas e analíticas, preparando-os para desafios reais na pesquisa e também na pesquisa na área de IHC.

“Exploratory Study on the Learner eXperience in a Collaborative Learning Context using Computational Resources”, assinado por Gabriela dos Santos, Deivid Silva, Rachel Reis e Natasha Valentim. O estudo exploratório investiga a experiência do aprendiz (Learner eXperience – LX) em um contexto de aprendizagem colaborativa utilizando recursos computacionais. O estudo foca nas percepções e experiências dos aprendizes em atividades práticas colaborativas, avaliando as dimensões de comunicação, coordenação e cooperação, com base no modelo 3C. O estudo reforça a importância da combinação de metodologias e recursos computacionais para promover uma experiência de aprendizado mais positiva e memorável.“Feasibility Study of the ADA Blocks Virtual Assistant by HCI Experts”, de Ana Paula Juliana Perin, Deivid Silva e Natasha Valentim. O trabalho apresenta um estudo de viabilidade da assistente virtual ADA Blocks. A ADA Blocks que é uma ferramenta desenvolvida para auxiliar professores do ensino médio na escolha de ferramentas de programação em blocos adequadas para suas aulas. Dez especialistas em Interação Humano-Computador (IHC) avaliaram a assistente virtual. O estudo foi realizado em três etapas: planejamento, execução e análise. Apesar do potencial da ferramenta, e da facilidade de uso e utilidade da ADA Blocks, a pesquisa aponta preocupações dos especialistas em IHC quanto à acessibilidade da ferramenta e limitações como a impossibilidade de revisitar questões no questionário.

Navegação de Post

PPGInf 30 anos: colaboração pautou crescimento da pós-graduação
Dinf apresenta pesquisas sobre segurança cibernética no Computer on the Beach, em Itajaí

Buscar no site

Notícias

20 maio

Com 23 alunos, UFPR e Unioeste iniciam Doutorado Interinstitucional em Computação

Parceria inédita entre as instituições fortalece a pós-graduação em Computação no Paraná; Fórum desempenhou papel central na construção da iniciativa. No dia 28 de março de 2025, a primeira turma do Doutorado Interinstitucional (Dinter) em Ciência da Computação, resultado de uma parceria inédita entre a Universidade Federal do Paraná (UFPR) e a Universidade Estadual do…

Leia mais
26 abr

Equipe da UFPR conquista 2º lugar na Maratona SQL na ERBD 2025

Teve equipe de estudantes do Bacharelado em Ciência de Computação da Universidade Federal do Paraná (UFPR) no pódio da 1ª Maratona SQL da Escola Regional de Banco de Dados (ERBD), realizada em abril, na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Os alunos Gabriel Lisboa, Luiza Diapp e Mateus Godoy conquistaram o segundo lugar na competição,…

Leia mais
21 abr

MEC dá conceito máximo para curso de Ciência da Computação da UFPR

A qualidade superior do Bacharelado em Ciência da Computação da Universidade Federal do Paraná (UFPR) foi reconhecida com o Conceito 5 do MEC, neste 15 de abril, no documento do Ministério da Educação (MEC) que renova o reconhecimento do curso. Desde 2017, a graduação em Ciência da Computação tem tirado a nota máxima no Enade…

Leia mais

R. Evaristo F. Ferreira da Costa, 383-391 - Jardim das Américas, Curitiba - PR, 81530-090 - Centro Politécnico UFPR

Education Base by Acme Themes