Docente na UFPR desde 2015, Menotti defendeu o memorial descritivo da trajetória acadêmica em setembro deste ano

O quadro de professores titulares do Departamento de Informática da UFPR acaba de receber novo reforço. O professor David Menotti é o mais novo docente integrante da classe de professor titular do DInf. A banca de defesa do memorial que aprovou a promoção de Menotti foi realizada no último dia 17 de setembro. Dos 39 docentes do Dinf, 15 são professores titulares. Para Menotti, o novo título junto à carreira no magistério referenda um percurso de dedicação ao ensino e pesquisa. “É com muita alegria que me integro a essa categoria”, destaca.

Natural de Andirá, cidade do norte pioneiro paranaense, Menotti é professor da UFPR desde 2015. Doutor em Informatique (2008) pela Université Paris-Est (França) e em Ciência da Computação (2008) pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Iniciou sua carreira como docente em 2008, no Departamento de Computação da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), em Minas Gerais. Participou ativamente da reformulação curricular e da criação do Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação da instituição.

Com contribuições de impacto para o campo da Visão Computacional, Menotti é referência na área nacionalmente, pesquisando temas relacionados a Vigilância e Biometria. O reflexo do seu papel para o campo se destaca na inclusão do seu nome dentre os 200 mil pesquisadores mais citados no mundo na atual edição da “Updated science-wide author databases of standardized citation indicators”, levantamento anual realizado pela Universidade Stanford (EUA) e a editora de títulos acadêmicos, Elsevier.

Além das produções teóricas acadêmicas, Menotti também se destaca na orientação e desenvolvimento de projetos aplicados, em especial, um dos 20 aceitos dentre 150 submetidos, no edital Procad, de Segurança Pública e Ciência Forense, executado em parceria com a Polícia Federal, UFMG e Universidade Beira Interior, de Portugal. Dentre as atividades de pesquisa, destaca-se também o desenvolvimento de projetos subsidiados por iniciativa privada, como o contrato milionário com a Unico idTech.

A classe de professor titular é a mais alta dentro da classificação na carreira de magistério do ensino superior indicada pelo MEC, sendo resultado de longo percurso na carreira na docência, com reconhecida e sólida trajetória no ensino, pesquisa e extensão. No plano de carreira, os docentes podem passar nas classes: professor auxiliar; professor assistente; professor adjunto; professor associado; e professor titular.

A banca de defesa do memorial descritivo com as atividades relacionadas ao ensino de graduação e pós-graduação, à pesquisa, extensão, gestão acadêmica e produção profissional foi presidida pelo professor Elias Procópio Duarte Jr, da UFPR, e também composta pelos Alceu de Souza Britto Jr, da PUC-PR, João Paulo Papa, da Unesp, e Marcone Jamilson Freitas Souza, da UFOP.