Levantamento anual da universidade californiana com a editora Elsevier considera citações dos autores na base Scopus

Os professores do Departamento de Informática da UFPR, *Luiz Eduardo Oliveira e David Menotti*, estão no ranking dos pesquisadores com estudos mais citados em 2023. A sexta edição da “Updated science-wide author databases of standardized citation indicators”, levantamento anual que lista os cientistas mais influentes do mundo em diversas áreas do conhecimento, é elaborado pelo professor John Ioannidis, com pesquisadores da Universidade Stanford (EUA) e a editora de títulos acadêmicos, Elsevier.

Doutor em ciência da computação pela Université du Québec, École de Technologie Supérieure, Luiz Eduardo Oliveira é professor do Dinf desde 2009. Pesquisando reconhecimento de padrões e aprendizado de máquina, Oliveira foi professor no Programa de Pós-Graduação em Informática da PUCPR entre 2004 e 2009. Em 2003, foi agraciado com o prêmio de excelência pela melhor tese de doutorado da ETS/Université du Québec, e em 2017 recebeu o IBM Faculty Award.

Recém intitulado professor titular do Dinf, David Menotti é professor da UFPR desde 2015. Doutor em Informatique (2008) pela Université Paris-Est (França) e em Ciência da Computação (2008) pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Menotti tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Reconhecimento de Padrões, Visão Computacional, Processamento de Imagens e Aprendizado de Máquinas.

O levantamento feito pela Stanford com a Elsevier analisa a atuação dos autores por meio de dados do Scopus, reconhecido como um dos mais importantes repositórios globais de resumos e citações científicas revisadas por pares. Os cientistas são classificados em 22 campos científicos e 174 subcampos de acordo com a classificação padrão da Science-Metrix.

Os professores do Dinf estão entre os 200 mil pesquisadores com maior número de citação na base usada para análise do estudo. A lista completa apresenta mais de 8,5 milhões de pesquisadores das mais diversas áreas. Contando com os pesquisadores do Dinf, a UFPR é representada no ranking por 23 professores.

O levantamento apresenta dois rankings. Um deles contabiliza as citações no último ano corrente, avaliando o registro do Scopus em 2023. A segunda lista faz um mapeamento dos pesquisadores ao longo da carreira.