Pesquisa de TCC em Ciência da Computação propõe ferramenta em realidade virtual para ajudar na recuperação de pacientes com perda de campo visual

Um trabalho de conclusão de curso em Ciências da Computação apresenta uma alternativa promissora para a reabilitação de pacientes que sofreram Acidente Vascular Cerebral (AVC) e enfrentam a perda parcial do campo visual, conhecida como hemianopsia. Gustavo Henrique da Silva Barbosa, aluno de graduação do Departamento de informática (Dinf) da UFPR, criou o AeroVR, um jogo em realidade virtual projetado para auxiliar na compensação dessa perda visual de forma mais atrativa e envolvente para os pacientes. O trabalho é orientado pelo professor Eduardo Todt, pesquisador do Laboratório Visão Robótica e Imagem (VRI) e do Centro de Computação Científica e Software Livre (C3SL), e tem coorientação do professor Renato Nickel, do Departamento de Terapia Ocupacional da UFPR.

O AVC é uma das principais causas de morte no Brasil. Segundo dados do portal de Transparência do Registro Civil, em 2023, mais de 110 mil pessoas morreram em decorrência de AVC. A média é de 306 casos por dia. Entre os sobreviventes, muitos enfrentam sequelas permanentes, como a hemianopsia. Os métodos tradicionais de terapia, que geralmente envolvem exercícios repetitivos, tendem a ser pouco motivadores para os pacientes. Compreendendo essa dificuldade, o estudante de Ciência da Computação desenvolveu o AeroVR, integrando conceitos de realidade virtual e jogos sérios para promover maior engajamento durante o tratamento.

“A realidade virtual permite estimular uma ampla área do campo visual, enquanto os jogos sérios são projetados para incentivar o envolvimento do paciente no tratamento”, explica o pesquisador. O projeto foi desenvolvido em colaboração com a Clínica-Escola de Terapia Ocupacional da UFPR, buscando atender às necessidades específicas dos pacientes. Os resultados preliminares indicam que o uso do AeroVR pode proporcionar um ambiente de reabilitação mais atrativo e eficaz, potencialmente melhorando a motivação dos pacientes durante o tratamento. A combinação de exercícios de compensação visual com elementos de jogo pode facilitar a adesão ao tratamento e promover melhores resultados na recuperação do campo visual.

“Essa pesquisa destaca a importância da inovação na reabilitação de pacientes pós-AVC, propondo uma abordagem que combina tecnologia e terapia para melhorar a qualidade de vida dos afetados pela hemianopsia”, afirma o orientador do trabalho, Eduardo Todt. A implementação de jogos em realidade virtual representa um avanço significativo na forma como a reabilitação pode ser conduzida, oferecendo uma alternativa mais envolvente e potencialmente mais eficaz.

Fases e Expectativas do Projeto

Com a defesa do trabalho na conclusão de curso, a proposta segue para formulação de projeto junto ao comitê de ética para passar à fase de testes com pacientes. Barbosa destaca a importância dessa etapa: “Com os testes, vamos conseguir ver os resultados de fato, quantificando os benefícios do uso da realidade virtual e dos jogos sérios na reabilitação”. Os testes clínicos são fundamentais para entender o impacto do AeroVR na motivação e no engajamento dos pacientes durante a terapia. 

O pesquisador menciona que, após a fase de testes, o próximo passo será aprimorar o jogo, possivelmente em um futuro mestrado. Ele planeja integrar inteligência artificial ao AeroVR para personalizar a experiência de cada paciente, ajustando os desafios e a apresentação de informações de acordo com as necessidades individuais. O jogo, que já está disponível como software livre, permite que qualquer interessado possa baixá-lo, utilizá-lo ou modificá-lo. Isso representa uma oportunidade de disseminar a tecnologia em outras clínicas, ampliando o alcance do projeto e potencialmente beneficiando mais pacientes.