Chefe do Departamento de Informática, Luis de Bona, em plenária que aprovou o Planejamento Estratégico

Documento referendado pelos docentes e discentes dos bacharelados e pós-graduação em informática reúne metas do departamento para o ensino, extensão, pesquisa e aprimoramento da gestão e infraestrutura

O Planejamento Estratégico do Departamento de Informática (Dinf) da UFPR para 2025-2035 foi aprovado em plenária nesta segunda-feira (17). Com 50 páginas, o documento apresenta as diretrizes que nortearão os cursos de Bacharelado em Ciência da Computação e Bacharelado em Informática Biomédica, bem como o Mestrado e o Doutorado em Informática. Docentes e alunos participaram da plenária do Dinf-UFPR.

O chefe do Departamento de Informática, Luis de Bona, destacou que é a primeira vez que o Dinf elabora um planejamento de médio e longo prazo, com princípios e metas que impactam a atuação dos cursos e da pós-graduação, englobando ensino, pesquisa e extensão, bem como propostas para a modernização da gestão e infraestrutura.

Coordenador do PPGInf, Roberto Pereira agradeceu a participação dos discentes e docentes, em um trabalho que durou mais de um ano, contando da criação da comissão até a apresentação do documento final na plenária desta semana.

“Este tempo de dez anos foi proposital e representa que temos um compromisso de longo prazo, projetando o que queremos para nossos cursos e departamento no futuro. É um planejamento complexo que envolveu todo o departamento e professores. Foi um trabalho muito integrado que levou em consideração o departamento como algo amplo, pois não é apenas um conjunto de professores que prestam um serviço, mas é uma unidade que tem função social, que tem cursos para organizar”, aponta Bona.

Segundo o chefe do departamento, o planejamento aprovado pela ampla maioria dos professores, pesquisadores e discentes presentes na plenária, é inovador no Dinf não apenas por representar um plano robusto com medida em médio e longo prazo, mas também por agrupar no documento as principais diretrizes e filosofia do departamento. “A ideia foi pensar o Dinf como o elemento central, uma vez que todas as atividades de alguma forma estão relacionadas aos docentes do departamento. O plano é amplo, de forma a abarcar a evolução, o projeto de longo prazo, de internacionalização e as propostas de melhorias da graduação e pós-graduação. Por isso é um grande marco, na medida que nos fez pensar a longo prazo o departamento e seus princípios”, conclui.

Relator do plano na plenária, o coordenador do Programa de Pós-Graduação em Informática da UFPR (PPGInf), Roberto Pereira, reforça que o plano é fruto de ampla discussão entre os professores, com contribuição dos alunos da graduação e da pós. “

Foi mais de um ano de organização desde a formação da comissão, até esta etapa final de apresentação e aprovação do plano. Foram centenas de horas de trabalho debate e aprimoramento das propostas que integram o plano que nos orientará em uma janela de médio e longo prazo. É a primeira vez que é definido um documento desta magnitude, integrando os cursos, o departamento e a pós-graduação”.

Clique aqui e confira a íntegra o Planejamento Estratégico do Departamento de Informática (Dinf) da UFPR para 2025/35.