Segue abaixo a compilação das perguntas mais frequentes sobre as atividades formativas (AF):

1 →Quais as normas gerais de atividades formativas (AFs)?

    • Para o currículo 2011, o(a) estudante deverá totalizar 480 horas obtidas em pelo menos 3 tipos distintos de atividade. As normas estão disponíveis online, Aqui.
    • Para o currículo 2023, o(a) estudante deverá totalizar 80 horas obtidas em pelo menos 3 tipos distintos de atividade. As normas estão disponíveis online, Aqui.

2 →Como solicito o registro de minhas horas formativas?

    • Ao final de cada período letivo, a comissão de Atividades Formativas do IBM (CAF) abre uma sala no Moodle do C3SL para receber as solicitações de registro de Atividades Formativas, com seus respectivos comprovantes.

3 →Quando as AFs aparecem no SIGA?

    • Após a solicitação de horas de atividades formativas ser enviado pelo(a) aluno(a) à comissão de atividades formativas via moodle; realizar-se a deliberação do pedido pela Comissão, assim, repassada a secretária o resultado, esta terá a incumbência de lançar as horas no SIGA. Todas as etapas devem ser realizadas até o último dia de lançamento de atividades formativas segundo o calendário acadêmico da UFPR.

4 →Se não tive retorno do meu pedido, quer dizer que terei as horas aprovadas?

    • Não, todo pedido deve ser aprovado pela comissão de AFs e devolvido à secretária do curso, que lançará as AFs no SIGA e informará os estudantes.

5 →Como incluir os estágios?

    • Você deverá anexar o certificado emitido pela Coordenação de Atividades Formativas e Estágios (COAFE) da UFPR, ou uma declaração (constando início e fim) assinada pela empresa onde você fez o estágio. Mais informações sobre a emissão de certificados em COAFE – Unidade de Estágio. 

6 →Como devo lançar minha participação no C3SL?

    • Pode-se pontuar como estágio ou iniciação científica, dependendo de como seu orientador entende sua participação no projeto, porém nenhuma atividade poderá ser pontuada mais de uma vez.

7 →Como incluir cursos de línguas?

    • Basta apresentar um comprovantes contando a carga horária do curso. Lembrando que os anos de curso devem coincidir com os anos de graduação. Cursos anteriores não serão aceitos.

8 →Tenho cursos e atividades feitas antes de ingressar no curso, posso usá-las como AFs?

    • Não pode. A resolução 70/04 CEPE/UFPR define as AFs e diz, no artigo 6º: “as atividades formativas serão realizadas no decorrer dos cursos de graduação ou dos cursos de ensino profissionalizante, mediante acompanhamento definido pelos colegiados de curso e farão parte do histórico escolar do aluno“.

9 →Quantas horas de AFs vão constar em meu histórico?

    • Currículo 2011: Irá constar apenas “Atividades Formativas: 480 horas, aprovado”.
    • Currículo 2023: Irá constar apenas “Atividades Formativas: 80 horas, aprovado”.

10 →Dono de empresa ou Emprego formal com carteira assinada será considerado como AF?

    • Só serão considerados os estágios validados pela Central Geral de Estágios (CGE).

11Disciplinas optativas podem ser computada como AFs?

    • Não. Apenas as disciplinas que não constam da grade oficial do seu curso, mas que são ofertadas pela UFPR (eletiva), ou outra instituição de ensino superior (isolada). Para comprovação em eletivas ou isoladas, o histórico escolar basta.

12 →Cursos feitos na semana acadêmica, forum, workshops, certificações e participações em eventos valem?

    • Sim, desde que beneficiem a formação acadêmica do(a) estudante e comprovados com carga horária descrita em certificado.

13 →A participação em eventos não diretamente ligados a informática podem ser usados (ex. I Bienal da Música)?

    • Currículo 2011: Sim, como extensão.
    • Currículo 2023: Sim, como “Atividades Culturais” ou “Participação em Seminários”.

14 →Como devo lançar as horas em atividades não previstas?

    • Basta utilizar o campo “Outros” do formulário para tal.

15 →Como provar a participação em DCE ou Centro Acadêmico?

    • Pode ser através da ata oficial de nomeação das chapas. Mas a comissão prefere que seja utilizado um atestado onde conste os semestres atuantes.

16 →Posso enviar pedido parcial das horas e completar as demais em outro momento? Não.

    • Serão avaliadas apenas os pedidos que cumprem as normas (480h) para 2011 e (80h) para 2023.

17 →Posso enviar o pedido por e-mail?

    • Não serão aceitos pedidos ou comprovantes por e-mail. Todos documentos devem ser entregues pelos meios informados pela comissão de AFs (impressos na secretaria do curso ou pelo Moodle).

18 →Posso me formar sem aprovação das AFs?

    • Não existe tal possibilidade.

19 →Como obter mais horas de atividade formativas?

    • Veja a lista de atividades formativas presente no formulário/normas ou converse com algum membro da comissão de AFs.

20 →Qual o e-mail para demais dúvidas?

    • ibm-caf@inf.ufpr.br