Módulos e duração do curso

O curso de Informática Biomédica do Departamento de Informática da UFPR tem duração de 4 anos e consiste em 3000 horas, distribuídas em:

  • 2160 horas de disciplinas obrigatórias;
  • 240 horas de disciplinas optativas;
  • 120 horas de trabalho de conclusão de curso;
  • 480 horas de atividades formativas interdisciplinares.

A carga horária semanal do Curso de Informática Biomédica é de, aproximadamente, 20 a 24 horas e o currículo do curso está organizado em 5 módulos:

1. Módulo de formação básica (900 horas)

Formado por disciplinas obrigatórias concentradas nos primeiros períodos que fornecem sólida base teórica em Matemática, Computação e Biologia. Essas disciplinas desenvolvem no aluno as capacidades de raciocínio e resolução de problemas e o preparam para compreender profundamente o contexto em que os problemas da área das Ciências Biológicas estão inseridos.

2. Módulo de formação geral (420 horas)

Formado por disciplinas obrigatórias nas áreas de Estatística, Ciências Biológicas e Ciências da Saúde voltadas especificamente para a área de Informática Biomédica, que complementam as disciplinas do módulo de formação básica e fazem a ligação com as disciplinas do módulo de formação profissional.

3. Módulo de formação profissional geral (840 horas)

Formado por disciplinas obrigatórias que fornecem a base para que o aluno domine os conceitos das diferentes subáreas da Computação e das 3 áreas da Informática Biomédica enfatizadas pelo curso: Bioinformática, Processamento de Imagens Médicas e Sistemas de Informação em Saúde. Este módulo propicia ao aluno uma visão clara do universo de problemas solucionáveis por um sistema de computação nas áreas das Biociências e da Saúde, bem como o domínio dos conhecimentos necessários à compreensão do funcionamento e ao desenvolvimento desses sistemas.

4. Módulo de formação complementar obrigatória (600 horas)

Este módulo compreende 480 horas de atividades formativas e 120 horas do Trabalho de Conclusão de Curso, que o permitem adquirir experiência e desenvolver novas habilidades em contato com o mercado de trabalho ou desenvolvendo atividade de pesquisa na UFPR.

5. Módulo de formação complementar optativa (240 horas)

Formado por disciplinas que permitem ao aluno aprofundar-se em subáreas de acordo com seus interesses e aptidões. As disciplinas escolhidas pelo aluno com a orientação dos docentes e da coordenação do curso fortalecerão a definição do seu perfil profisional.