Pesquisa desenvolvida com hardware especializado reduz memória e aumenta até 110x a eficiência na descoberta automática de restrições de dados.

O pesquisador de doutorado Sergio Luiz Marques Filho, do Programa de Pós-Graduação em Informática (PPGInf) da UFPR, participou do XXIV Workshop de Teses e Dissertações em Banco de Dados (WTDBD), realizado durante o 40º Simpósio Brasileiro de Banco de Dados, em Fortaleza (CE), entre 29 de setembro e 2 de outubro de 2025, apresentando a pesquisa “Discovery of Denial Constraints Using Specialized Hardware Processors”. O trabalho é desenvolvido em parceria com seu orientador, o professor Eduardo Almeida, do Departamento de Informática (Dinf) da UFPR. A pesquisa propõe um método para a descoberta automática de Restrições de Negação (Denial Constraints – DCs), fundamentais para garantir a consistência dos dados em sistemas computacionais.

O WTDBD é um evento dedicado à apresentação e discussão de trabalhos de mestrado e doutorado, incluindo pesquisas em andamento, e integra a programação do maior simpósio brasileiro na área de banco de dados. Segundo a pesquisa apresentada no evento, a descoberta automatizada dessas restrições é um processo computacionalmente intensivo devido ao vasto espaço de busca. A proposta apresentada utiliza hardwares especializados, como FPGAs, para acelerar essa tarefa, eliminando a necessidade de estruturas de dados intermediárias. Isso reduz significativamente os requisitos de memória e aumenta o desempenho do processo.

Os experimentos preliminares, realizados com dados reais, demonstraram que o método desenvolvido superou soluções de software já consolidadas no mercado, com ganhos de desempenho entre 7 e 110 vezes. Vale destacar que uma versão anterior desta abordagem conquistou o 3º lugar na Competição de Pesquisa ACM SIGMOD, reconhecida internacionalmente.