Solução brasileira integrada com IA e voz em português é resultado de projeto multidisciplinar do Laboratório Visão, Robótica e Imagem, Departamento de Informática e Departamento de Medicina da UFPR

O artigo que apresenta o desenvolvimento do Lucas, um assistente virtual open-source para idosos, é apresentado no BRACIS 2025, um dos principais eventos nacionais de Inteligência Artificial e Computacional. O projeto é resultado da colaboração entre o Laboratório Visão, Robótica e Imagem (VRI), do Departamento de Informática (Dinf), e o Departamento de Medicina da UFPR, com participação dos estudantes Luize Duarte e Luan Matheus Trindade Dalmazo, sob orientação dos professores Eduardo Todt e Vitor Last Pintarelli. No evento, o artigo foi apresentado pelo estudante de Ciência da Computação e integrante do VRI, João Pedro Vicente Ramalho.
A pesquisa de desenvolvimento do Lucas se destaca por ser acessível, adaptado à realidade brasileira e por integrar tecnologias de ponta como ROS 2, reconhecimento e transcrição de voz via Whisper, compreensão de linguagem natural com LLaMA 3 e síntese de fala em português brasileiro. O assistente virtual funciona por comando de voz com a ativação “Opa Lucas”, realizando tarefas como lembretes, consulta da temperatura local e respostas a perguntas gerais. Ele identifica o usuário pela voz e apresenta as respostas tanto em áudio quanto em legendas de alto contraste, pensado para facilitar a usabilidade dos idosos.
Outro ponto importante é que o Lucas é modular e seu código está disponível publicamente na plataforma GitHub, o que incentiva pesquisadores e desenvolvedores a adaptá-lo e melhorá-lo. Isso assegura o domínio da tecnologia, promove a soberania digital e a proteção dos dados dos usuários. O foco no open-source garante replicabilidade e personalização, além de proteger o conhecimento e os dados dos usuários. Essa autonomia tecnológica é essencial para a inclusão digital da população idosa.