Basicamente, os candidatos podem assumir que estou sempre aceitando novos candidatos a mestrado ou doutorado, que sejam inteligentes e automotivados. Em geral, você pode escolher qualquer tópico relacionado à arquitetura de computadores, embora eu também possa sugerir um dos meus tópicos de interesse. Se você não está convencido de que os arquitetos de computador ainda têm problemas para resolver, leia isto (David Patterson Says It’s Time for New Computer Architectures and Software Languages – IEEE Spectrum).

mestrado

Se você busca mestrado em arquitetura de computadores ou processamento de alto desempenho, sugiro que visite a página do Departamento de Ciência da Computação para ver o prazo para o próximo processo de admissão. Observe que o exame POSCOMP é praticamente obrigatório se você pretende se inscrever para uma bolsa de estudos.

doutorado

Tenho interesse em diferentes áreas e tópicos onde possamos desenvolver um verdadeiro avanço na área. Se você deseja investigar tópicos relacionados à arquitetura de computadores, entre em contato comigo e podemos compartilhar algumas idéias. As recomendações na página do nosso Departamento de Ciência da Computação são úteis para os candidatos a doutorado também.

Tópicos de interesse atuais

– Arquitetura do computador (processadores, subsistemas de memória, interconexões)

– Computação de alto desempenho (afinidade de dados e threads, sistemas paralelos, computação em nuvem)

– Sistemas de memória (memórias cache, controladores de memória, DRAM e memórias NVM)

– Simulação de microarquitetura (simuladores de ciclo preciso, simulação rápida e precisa)

– Processamento na memória (memórias inteligentes capazes de realizar cálculos)

Sugiro que você verifique os meus últimos artigos públicados para que você se familiarize com a área de pesquisa que costumo trabalhar, isso costuma ajudar na escolha de um orientador.

Seja bem vindo e bem vinda!

Nosso laboratório preza pela diversidade, e são bem vindos e bem vindas, quem gosta de investigar novos problemas em tecnologia (design, implementação, uso, avaliação, adoção, impacto) e que desejam mudar o mundo para melhor por meio da computação. Se isso o motivar, podemos fazer um bom trabalho juntos!