DisciplinasGeralProgramas

PPGIa – Programa de Pós-Graduação em Informática (PUCPR)

O Programa

O Programa de Pós-Graduação em Informática (PPGIa) da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) é um dos quatro programas Stricto Sensu da Escola Politécnica. O PPGIa iniciou suas atividades em agosto de 1996, com a abertura de programa de mestrado. O programa de doutorado iniciou as suas atividades em agosto de 1998 e teve a sua primeira tese defendida em junho de 2001. Em sua última avaliação quadrienal realizada pela CAPES, o programa atingiu o nível 5.

O PPGIa tem uma única área de concentração: Ciência da Computação e três linhas de pesquisa: Ciência de Dados, Engenharia de Sistemas e Inteligência Artificial.

A missão do PPGIa é produzir e difundir o conhecimento científico e tecnológico na área de Ciência da Computação, promovendo a formação de profissionais éticos comprometidos com o desenvolvimento da ciência e o progresso da sociedade.

A visão do PPGIa é ser reconhecido nacional e internacionalmente pela excelência na produção científica e desenvolvimento de soluções inovadoras que promovam a transformação da sociedade.

As Linhas de Pesquisa

A linha de Ciência de Dados é interdisciplinar e estuda de onde os dados (estruturados ou não) provêm, o que eles representam e como extrair o conhecimento neles contido a fim de auxiliar nos processos de tomada de decisão. A Ciência de Dados é vista como um processo abrangendo várias fases: definição do problema, coleta de dados, preparo dos dados, pré-processamento dos dados, seleção do algoritmo de extração do conhecimento e seleção dos seus parâmetros, treinamento e validação do modelo gerado, além da avaliação contínua do processo como um todo.

A Engenharia de Sistemas é interdisciplinar e trata da inovação na arquitetura, métodos e técnicas de sistemas de computação. A linha de pesquisa trabalha verticalmente na engenharia de hardware e software de maneira integrada e inteligente em aspectos que envolvem desenvolvimento de processos e métodos, segurança computacional e telecomunicações. São desafios desta linha os relacionamentos complexos da ciência e engenharia da computação, envolvendo hardware e software, que demandam processamento de alto desempenho com big data, dispositivos de internet das coisas, computação em nuvem, sistemas de comunicação com e sem fio, aplicando controle de processos e segurança computacional. A engenharia de sistemas é o cerne do ecossistema de pesquisa, desenvolvimento e inovação de cidades inteligentes e revolução industrial de 4a. geração.

A inteligência artificial como empreendimento tecnológico, tem possibilitado, a partir de resultados recentes em termos de representação do conhecimento, aprendizagem de máquina e raciocínio com informações imperfeitas, a construção de produtos e artefatos eficazes (por exemplo., robótica móvel, mecanismos de busca e recomendações de produtos etc.). A inteligência artificial como área de pesquisa é bastante ampla, incluindo assuntos chaves como aprendizado de máquina, representação de conhecimento, planejamento, raciocínio, satisfação de restrições, processamento de linguagem natural e sistemas multiagentes. As contribuições de pesquisa podem ser teóricas, técnicas e aplicadas.

As Disciplinas

O PPGIa atualmente oferece seis disciplinas de tronco comum, 11 disciplinas eletivas e uma obrigatória (além de disciplinas dirigidas como Estudos Individuais), apresentadas a seguir.

– Tronco Comum:

– Obrigatórias:

Metodologia de Pesquisa em Computação

Estudos Individuais I, II, III, IV, V e VI

Estudos Individuais Avançados I, II, III, IV (somente doutorado)

As disciplinas “Advanced Topics in Computational Intelligence” e “Data Science” são ministradas em inglês, conforme estabelecido no planejamento do programa, como uma das atividades de incentivo à internacionalização. Estas duas disciplinas estão listadas no programa Global Class da universidade.

Coordenador: Prof. Emerson Cabrera Paraiso – direcao@ppgia.pucpr.br

Site: www.ppgia.pucpr.br