Conteúdo Sugerido para
Disciplina de fundamentos de projeto e
arquitetura de Computadores

  • Apresentação, Sinais digitais, Discretização de sinais
  • Sistema de numeração, sistema de bases, conversão entre bases
  • Aritmética binária básica, soma, subtração e multiplicação
  • Álgebra booleana, tabelas verdade e propriedades algébricas
  • Mapas de Karnaugh e Bits don’t care
  • Implementação em CMOS de transistores e atrasos consequentes
  • Portas lógicas e conversão de funções para circuitos
  • Blocos combinacionais básicos (somador e subtrator)
  • Blocos combinacionais (decodificador e multiplexador)
  • Formas de onda. Propagação e contaminação de sinais
  • Circuitos sequênciais (Latches: SR, RS, D)
  • Circuitos sequênciais (Latches, FlipFlops e Memórias)
  • Projetos com máquinas de estado finito
  • Projetos de circuitos combinacionais e sequenciais
  • MIPS: Conjunto de instruções, instruções ULA e Memória (Lista1 Ex.)
  • MIPS: Instruções de controle de fluxo, iteração
  • MIPS mono-ciclo – Bloco Operacional
  • MIPS mono-ciclo – Bloco de Controle
  • MIPS pipeline – Bloco operacional e de controle
  • MIPS pipeline – Dependências de dados
  • MIPS pipeline – Dependências de controle
  • Taxonomia de Flynn + Processadores
  • Multithreading
  • Memória cache Pt.1
  • Memória cache Pt.2
  • Memória virtual