Chamada de Trabalhos para o CTIC - Concurso de Trabalho de Iniciação Científica

Aplicada à Saúde (CTIC-SBCAS 2021) tem como objetivo divulgar a pesquisa na graduação em temas relacionados à aplicação da Computação na área da Saúde, premiando os melhores trabalhos de graduação/iniciação científica desenvolvidos a partir de 1 de janeiro de 2020.

Assim, convidamos os alunos de graduação e orientadores na área de computação aplicada à saúde a submeter artigos escrevendo de forma resumida os resultados obtidos em suas pesquisas de graduação concluídas ou em andamento. Os melhores trabalhos serão premiados e publicado nos Anais Estendidos do Simpósio.

Temas de interesse:

O tema dos trabalhos de graduação/IC devem ser obrigatoriamente aqueles relacionados à área de Computação Aplicada à Saúde. Em caso de dúvida consultem os temas da trilha principal do Simpósio.

Critérios para a participação:

Podem participar do CTIC-SBCAS 2021 alunos matriculados ou que se diplomaram após 30 de junho de 2020 em Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras. A situação de aluno de graduação ou recém-graduado deve ser comprovada com o envio da documentação apropriada na plataforma de submissão dos trabalhos.

A falta de qualquer documento solicitado e o não cumprimento das regras do formato de submissão do artigo não poderão concorrer ao CTIC-SBCAS.

Instruções para os autores:

Para participar do concurso, os autores devem enviar um artigo em português ou inglês na forma de resumos estendidos e deverão estar limitados a no máximo 6 (seis) páginas, incluindo figuras, referências e anexos. A formatação do texto deve seguir o padrão da SBC (https://www.sbc.org.br/documentos-da-sbc/summary/169-templates-para-artigos-e-capitulos-de-livros/878-modelosparapublicaodeartigos).

O texto deve incluir, obrigatoriamente, o título do trabalho, nomes do autor, orientador e co-orientador(es) com as respectivas afiliações, resumo/abstract, caracterização do problema, motivação, objetivos e contribuições, trabalhos relacionados e resultados obtidos.

Além do artigo, a fim de apresentar a estrutura na qual o aluno de graduação desenvolveu as suas atividades é importante que a submissão seja acompanhada do seguinte descritivo, em documento complementar que será enviado em local indicado na plataforma de submissão dos trabalhos:

• Instituição de Ensino/Curso de Graduação do aluno;
  • Professor Orientador e co-orientador(es);
  • Título do projeto do Professor Orientador ao qual o plano de atividade do aluno foi desenvolvido. No caso de um trabalho de graduação que não esteja vinculado a um projeto maior, indicar que não tem vinculação;
  • No caso de plano de atividade do aluno/trabalho vinculado a um projeto maior, fornecer a composição dos pesquisadores do grupo de pesquisa referente ao projeto.

Submissão dos trabalhos:

As submissões serão realizadas pelo sistema JEMS (https://jems.sbc.org.br/home.cgi?c=3796).

Cada submissão deve conter três arquivos, todos em formato PDF:

Artigo de até 6 páginas, conforme instruções Comprovante da situação do aluno no curso* Documento complementar conforme instruções.

* O comprovante de matrícula ou histórico escolar no caso de alunos que não terminaram o curso. O certificado de conclusão do curso ou histórico escolar no caso de alunos recém-graduado.

Seleção e Premiação:

Cada trabalho será avaliado por pelo menos três (3) membros do comitê de avaliação que analisarão o material submetido pelos autores. Após a fase de revisão e análise será feita uma etapa de discussão entre os integrantes do comitê de avaliação para a seleção dos trabalhos aceito.

O comitê de avaliação será definido após finalizado o prazo de envio dos trabalhos, de modo a não ter participação de orientadores de trabalhos candidatos ao prêmio.

Os trabalhos selecionados deverão ser apresentados exclusivamente pelo aluno no XXI Simpósio Brasileiro de Computação Aplicada à Saúde (SBCAS 2021), em sessão especial. Todos os trabalhos selecionados serão publicados nos Anais do Simpósio.

Para fins de premiação, o comitê de avaliação levará em conta a qualidade da apresentação feita pelo aluno, o artigo e o material submetido. Serão premiados os três (3) melhores trabalhos e o anúncio será feito na cerimônia de premiação durante o evento do SBCAS 2021.

Inscrição no evento:

O aluno dos trabalhos selecionados (candidato à premiação) deverá estar inscrito no evento. A inscrição deve ser confirmada até o dia 28 de maio de 2021.

Datas importantes:

Data limite para submissão dos trabalhos: 22 de abril de 2021 29 de abril de 2021 (prorrogado)

Notificação dos trabalhos selecionados: 17 de maio de 2021 28 de maio de 2021

Envio da versão final: 28 de maio de 2021 06 de junho de 2021

Data limite para inscrição do autor: 28 de maio de 2021

Coordenação geral do SBCAS 2021:

Lucas Ferrari de Oliveira (UFPR)

Coordenação do CTIC do SBCAS 2021:

Márcia Ito (FATEC-SP/Programa de Mestrado CEETEPS)

Deborah Ribeiro Carvalho (PUCPR)

Comitê Científico:

Em formação.