Chamada de Propostas para Minicursos

DATAS IMPORTANTES

Data limite para submissão de propostas:
12 de abril de 2021
19 de Abril de 2021 (nova data)

Notificação dos trabalhos aceitos
10 de maio de 2021

Data limite para envio dos capítulos completos:
28 de maio de 2021

Apresentação

O Simpósio Brasileiro de Computação Aplicada à Saúde (SBCAS) é um dos principais fóruns de divulgação científica e de encontro de pesquisadores das áreas de computação e saúde. O SBCAS é o principal evento nacional organizado pela Comissão Especial de Computação Aplicada à Saúde (CE-CAS) da Sociedade Brasileira de Computação (SBC). O SBCAS teve sua origem no Workshop de Informática Médica (WIM), evento consolidado e reconhecido nacionalmente, com 17 edições realizadas regularmente entre 2001 e 2017. A partir de 2018, o WIM passou a se chamar SBCAS.

Tópicos de Interesse

Entre as principais atividades técnicas do SBCAS, encontram-se os minicursos, que têm como objetivo a atualização em temas normalmente não cobertos nas grades curriculares ou que despertem grande interesse entre acadêmicos e profissionais. São bem-vindas propostas em áreas recentes, ou ainda pouco exploradas e em temas com grande potencial para atrair o interesse de estudantes e profissionais, de forma a melhor qualificá-los para suas pesquisas e/ou mercado de trabalho.
As propostas submetidas serão avaliadas por três ou mais membros do comitê de avaliação. Serão considerados na avaliação os seguintes critérios: relevância e atualidade do tema para o evento, qualidade técnica da proposta e experiência dos proponentes no tema proposto. As melhores propostas em temas distintos serão aceitas para apresentação e publicação.

Livro texto

Os autores dos cursos selecionados deverão produzir um capítulo para publicação no livro “Minicursos do SBCAS 2020”. O capítulo deverá ser redigido em Português ou Inglês e conter entre 40 e 50 páginas, seguindo o template da SBC para capítulo de livros (disponível em http://www.sbc.org.br/documentos-da-sbc/category/169-templates-para-artigos-e-capitulos-de-livros).
Serão incluídos no livro apenas as propostas selecionadas com versão final entregue e com termo de cessão de direitos à SBC devidamente preenchido e assinado.

Submissão das propostas

Interessados em ministrar um minicurso devem submeter proposta de 6 a 8 páginas (excluindo-se os CVs dos autores), contendo as informações enumeradas a seguir:

1. Dados de Identificação
1.1. Título do minicurso
1.2. Autor(es): instituição(ções), endereço(s), telefone(s), e-mail(s)
1.3. Indicação do(s) autor(es) que apresentará(ao) o curso
2. Dados Gerais
2.1. Objetivos do curso, com o tratamento dado ao tema, seja ele teórico ou prático.
2.2. Perfil do público-alvo.
3. Estrutura em tópicos prevista para o texto
4. Para cada tópico previsto no item 3, informar um resumo do conteúdo a ser abordado e previsão do número de páginas.
5. Bibliografia principal utilizada na preparação do curso (máximo de 1 página).
6. Curriculum Vitae resumido dos autores (máximo de 1 página por autor).

O documento com a proposta, contendo os CVs, deve ser organizado em apenas um arquivo no formato pdf, seguindo o template de artigos da SBC (http://www.sbc.org.br/documentos-da-sbc/category/169-templates-para-artigos-e-capitulos-de-livros). Cada minicurso deve ser estruturado para ser apresentado durante o SBCAS 2020 em um total de três a quatro horas.

Instruções aos autores

A submissão de propostas será exclusivamente eletrônica, por meio do sistema JEMS (link em breve). A proposta deverá constar em um único arquivo no formato PDF.

A apresentação do minicurso será feita de forma on-line, usando uma plataforma a ser definida. Um autor de cada minicurso aceito receberá a isenção da inscrição no SBCAS2021.

Coordenação geral do SBCAS 2021:
Lucas Ferrari de Oliveira (UFPR)

Coordenação da trilha de minicursos do SBCAS 2021:
Andrey Ricardo Pimentel (UFPR) – andrey@inf.ufpr.br

Comitê de Programa