Palestras
Junto aos artigos aceitos, o ERAD/RS 2022 apresenta diversas palestras e minicursos a seus participantes. As palestras planejadas para esta edição do evento são apresentadas a seguir:
Luiz Eduardo S. de Oliveira
Área: Aprendizado de Máquina
Dia: 18/04/2022
Horário: 13 h 30
Local: Auditório de Química
Palestra 1
Aprendizado de Máquinas: desafios e perspectivas para processamento de alto desempenho, por Luiz Eduardo Soares de Oliveira
Minibio: Luiz Eduardo Soares de Oliveira, pesquisador e professor do Departamento de Informática da Universidade Federal do Paraná desde 2009. Atua principalmente nos seguintes áreas de pesquisa: reconhecimento de padrões, aprendizagem de máquina e visão computacional. Desde 2006, é bolsista Produtividade do CNPq. É graduado em Ciência da Computação pela Universidade Positivo, mestre em Engenharia Elétrica e Informática Industrial pela Universidade Tecnológica Federal (UTFPR) e Ph.D. Graduado pela Université du Quebec – Ecole de Technologie Superieure (ETS). Em 2003, recebeu o prêmio de excelência pela melhor tese de doutorado da ETS/Université du Quebec e, em 2017, foi contemplado com o IBM Faculty Awards por um trabalho sobre classificação de texturas. Colabora como membro do comitê de programa e revisor de várias conferências e revistas com revisão por pares, além de participar da organização de conferências em suas áreas de pesquisa. Atualmente, é também editor associado dos periódicos IJDAR, ESWA e SNCS.
Fausto Vanin
Área: Redes Blockchain
Dia: 19/04/2022
Horário: 13 h 30
Local: Auditório de Química
Palestra 2
Redes Blockchain e o desafio da escalabilidade, por Fausto Vanin
Minibio: agente da transformação digital, Fausto Vanin atua em iniciativas que usam a tecnologia para mudar o contexto social em que vive. Possui mestrado em Informática Aplicada pela PUC-PR e certificação em Inovação e Estratégia pelo MIT Sloan School of Management. Em processo de doutoramento no uso de Blockchain na área da saúde pela Universidade do Vale dos Sinos, co-fundador da OnePercent, empresa que desenvolve soluções com a tecnologia Blockchain. Mentor, palestrante e ativista por causas de impacto social, ambiental em redução de desigualdades.
Eduardo Cunha de Almeida
Área: Bancos de Dados
Dia: 20/04/2022
Horário: 13 h 30
Local: Auditório de Química
Palestra 3
In-Memory DBMS for High-Performance Memories, por Eduardo Cunha de Almeida
Minibio: Eduardo Cunha de Almeida recebeu seu título de doutor em Informática, em 2009, pela Universidade de Nantes (equipe INRIA-GDD), França. Realizou pós-doutorado pela Universidade de Luxemburgo, em 2014. Seus interesses de pesquisa são: sistemas de bancos de dados (processamento e otimização de consultas) e engenharia de dados (qualidade de dados, perfil de dados e limpeza de dados). De 1998 a 2005, trabalhou com tecnologias e aplicações de bancos de dados no Banco HSBC (atual Bradesco) e na GVT Telecom (atual VIVO). Desde 2009, atua como Professor Associado na Universidade Federal do Paraná (UFPR), onde também foi Vice-Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação e Vice-Coordenador do curso de Bacharelado em Ciência da Computação. Coordenou projetos nacionais (Universal CNPQ e FAP) e internacionais (INRIA, CAPES/Cofecub, CORE Luxembourg), envolvendo equipes de pesquisa de diversos países.
Francisco Arpino Magioli
Empresa: Olist
Dia: 18/04/2022
Horário: 16 h
Local: Auditório de Informática
Industrial Talk 1
Olist – Organização e arquitetura do nosso time de dados, por Francisco Arpino Magioli
Minibio: Francisco Arpino Magioli é um arquiteto de dados, tendo experiência com a área de engenharia de dados por 5 anos e por 7 anos na área de TI. Hoje é um dos responsáveis por manusear um Data Lakehouse com mais de 50 TBs de dados, com ingestões de 15 em 15 minutos, na Olist. É mestrando na UFPR dentro da área de bancos de dados de alta escala. Sobre a Industrial Talk: O Olist é uma startup brasileira com atuação na área de e-commerce, com foco no seguimento de Marketplaces. A empresa conseguiu o status de unicórnio recentemente, com valor de mercado acima de 1 bilhão de dólares. O time de BSA, Business and Science Analytics, se preza a entregar tanto modelos de machine learning como uma base de dados confiáveis para toda a empresa consumir. Nesta palestra, será mostrado quais são os papéis dentro do time de BSA e que ferramentas o time utiliza no dia a dia para consumir todos os dados gerados pela empresa. Serão abordadas ferramentas como Apache Spark, Databricks, Apache Hudi, Apache Parquet e AWS Athena, que integram a arquitetura de dados da Olist.Eduardo Roloff
Empresa: Fineasy Tech
Dia: 19/04/2022
Horário:16 h
Local: Auditório de Informática
Industrial Talk 2
Fineasy Tech – HPC no dia a dia de uma empresa
Minibio: Possui graduação em Análise de Sistemas pela UNISINOS e mestrado e doutorado pela UFRGS, sua atuação acadêmica é focada em HPC e Computação em Nuvem. Foi um dos primeiros funcionários da Getnet, tendo participado da estruturação da tecnologia e da fundação da empresa, atualmente é CTO da empresa Fineasy Tech, empresa de tecnologia do Banco Topázio, que conecta startups e fintechs ao sistema bancário. É um apoiador da integração entre escola e empresa, atuando em projetos e iniciativas de ambos os lados.
Sobre a Industrial Talk: Iremos discutir como é uma estrutura de uma empresa comercial, passando por sua arquitetura e processos fazendo um paralelo em como as habilidades de HPC aprendidas durante graduação, pós-graduação e no próprio ERAD são aplicadas para resolver problemas de empresas, também iremos discutir quais as habilidades de HPC ou relacionadas a HPC estão sendo demandas atualmente para utilização comercial.
Guilherme Friol
Empresa: SDC
Dia: 20/04/2022
Horário: 11 h
Local: Auditório de Informática
Industrial Talk 3
SDC – DL, HPC, A.I. — Densidade, aplicações e soluções
Minibio: Guilherme Friol é especialista em computação com anos de experiência em ambientes computacionais de alta demanda, virtualização e HPC. Atua como consultor em arquitetura e otimização de sistemas de alto desempenho. Desenvolveu projetos relevantes junto a grandes instituições de pesquisa e notórios nomes da computação nacional em machine learning e redes neurais. Entre os projetos estão: Predição de Inibidores de Protease de Cisteína para Agentes Tripanocidas e Câncer (USP); Simulação de controle de veículo espacial e orientação de órbita (LAC-INPE); Pesquisa sobre plasmas astrofísicos e turbulências espaciais (ITA); Pesquisa em Astrofísica e física molecular (UNIVAP), entre outros.
Sobre a Industrial Talk: Nos últimos anos a Inteligência Artificial vem se tornando uma presença comum em nossas vidas: desde os frustrantes e limitados chatbots até experiências encantadoras que elevam a interação homem-máquina a um nível totalmente novo, com isso cada vez mais o uso massivo das GPUs, discos e processador. Cases e aplicações.
Mônica Costa
Empresa: HPE
Dia: 20/04/2022
Horário: 16 h
Local: Auditório de Informática
Industrial Talk 4
Hewlett Packard Enterprise – Processamento Intensivo de Dados na Era de Exaescala
Minibio: Mônica Costa é especialista em HPC e Inteligência Artificial para a América Latina na Hewlett Packard Enterprise, com 28 anos de experiência no mercado de computação de alto desempenho.
Sobre a Industrial Talk: O processamento do crescente volume de dados atual demanda o uso de computação de alto desempenho, inteligência artificial e big data nos mais diversos fluxos de trabalho, desde a academia até as grandes corporações. Para extrair conhecimento das informações contidas nesses dados de maneira rápida, torna-se essencial o uso de infraestrutura computacional de alto desempenho. Vamos falar da visão da Hewlett Packard Enterprise para o mercado após as aquisições da Silicon Graphics e da Cray.
Eventos | 18/04 | 19/04 | 20/04 |
---|---|---|---|
11:00 | - | - | Ind. Talk 3 (60") |
13:30 | Palestra 1 (60") | Palestra 2 (60") | Palestra 3 (60") |
16:00 | Ind. Talk 1 (30") | Ind. Talk 2 (30") | Ind. Talk 4 (30") |