Sobre a SABER 2021

A Semana Aberta de Informática, SABER, é um evento organizado por uma comissão de estudantes dos cursos de Ciência da Computação e Informática Biomédica, da Universidade Federal do Paraná.

Neste evento ocorrerão palestras, minicursos e competições, com o propósito de contribuir para o desenvolvimento profissional, acadêmico e pessoal dos participantes; incentivar a aplicação prática do conhecimento acadêmico e proporcionar a aproximação dos participantes com o mercado.

Durante o decorrer da semana, ocorrerão atividades de grande interesse dos participantes e que estão relacionadas não só com as tendências atuais do mercado da computação, mas também com temas atuais pertinentes ao universo da computação.

Quando ocorrerá?

01 a 05

de setembro

Entre 14:00 e 21:00

Integralmente online

Cronograma

Palestras e minicursos

Salas

Tema: Três Pilares para uma Cultura de Engenharia Eficaz – Sala 1

Ministrante: Paulo Antiquera

Descrição: 

Cultura, dentro das organizações, é algo até meio místico. Mas é a cultura que faz com que as pessoas tomem decisões eficazes, sem nenhuma necessidade de microgerenciamento. Quando falamos de cultura de engenharia, neste caso engenharia de software, estamos nos referindo ao conjunto de valores técnicos que definem a identidade do time de desenvolvimento de uma companhia.

Nesta apresentação vamos discutir três elementos essenciais para construção de uma cultura de engenharia realmente eficaz.

Excelência

Colaboração e Ownership

Liderança

O foco será as práticas e princípios para que a cultura cresça e atenda as expectativas do negócio, orgulhe os engenheiros e seja reconhecida.

Tema: Robótica na ficção científica, fascinante e aterrorizante: história e perspectivas  – Sala 2

Ministrante: Eduardo Todt

Descrição: 

Uma discussão informal sobre primórdios da ficção científica envolvendo robótica e análise de perspectivas futuras, baseada em livros marcantes na área.

Tema: “Acho que quero trabalhar com jogos. E agora?”  – Sala 1

Ministrante: Gustavo Dort

Descrição: 

Possibilidades, ponderações, informações e conselhos de quem faz isso há algum tempo.

Tema: Café com o Professor  – Sala 1

Ministrante: Eduardo Todt

Descrição: 

Uma discussão informal sobre a carreira e vivência do professor Todt.

Tema: Elixir, a linguagem de programação brasileira utilizada no mundo todo – Sala 2

Ministrante: Adolfo Gustavo Serra Seca Neto

Descrição: 

Uma breve introdução à linguagem Elixir. Vamos conhecer as principais características da linguagem e porque ela é boa até mesmo para iniciantes em programação.

Tema: Cobrindo tecnologia de consumo com uma agenda anticonsumista – Sala 1

Ministrante: Rodrigo Ghedin

Descrição: 

Em vez de falar do novo iPhone, o Manual do Usuário questiona os impactos ambientais e no comportamento humano que esse iPhone causa. Nesta palestra, abordarei as premissas e os desafios de manter uma publicação independente e que não se curva à agenda das grandes empresas de tecnologia. Há coisas mais importantes em jogo no setor, e são elas que o Manual do Usuário cobre.

Tema: Como se tornar um desenvolvedor iOS – Sala 2

Ministrante: Maria Fernanda Azolin

Descrição: 

Nessa palestra, você irá entender o que é necessário para desenvolver um aplicativo para as plataformas Apple e por onde começar para se tornar um/uma desenvolvedor/a iOS.

Tema: Quais caminhos seguir como engenheira de software? – Sala 1

Ministrante: Melina Deraldo dos Santos

Descrição: 

Nessa palestra irei falar sobre como começar uma carreira na engenharia de software e quais caminhos estão disponíveis para se desenvolver.

Tema: Bioinformática: Mercado de trabalho e dicas para sobrevivência – Sala 2

Ministrante: Andressa Valengo

Descrição: 

Nesta palestra você vai descobrir como é o trabalho na área de bioinformática e o que é preciso fazer para conseguir um emprego nesta área. Para isso, você vai conhecer um pouco da experiência e do percurso percorrido pela palestrante Andressa Valengo na bioinformática, desde sua graduação em IBM até suas aventuras passadas e presente no mercado de trabalho.

Minicursos

Tema: Minicurso de ROS – Sala 3

Ministrante: Felipe Fabricio Fischer da Silva e Gabriel Nascarella Hishida do Nascimento

Descrição: 

ROS, não intuitivamente, não é um sistema operacional. O Robot Operating System é a coleção de frameworks mais usada mundialmente para o controle dos mais diversos tipos de robôs, tanto em laboratórios de pesquisa quanto em grandes organizações, como a NASA, General Motors, Hyundai ou Boston Dynamics. Suas ferramentas permitem a abstração e planejamento de um sistema robótico completo, desde sua cinemática até o controle de diversos sensores.

Como visto, nem seu próprio nome ajuda a compreender para o quê ele serve! Por esse e outros motivos, entender seu funcionamento pode ser uma tarefa dura para iniciantes interessados na área.

Assim, estamos aqui para te salvar. Tivemos de aprender seu funcionamento sozinhos, mas você terá ajuda para entrar nesse mundo. Prepare o seu papel, caneta e terminal Linux e embarque nessa jornada com a gente!

Tema: HTML e CSS – Sala 3

Ministrante: Marcos Vinicius Pontarolo

Descrição: 

HTML(hypertext markup language) é uma linguagem de marcação presente em grande parte das páginas web, com ela você pode inserir imagens, criar títulos, textos e organizar todo o conteúdo de uma página web com marcações simples e fáceis de serem utilizadas. O CSS(Cascading Style Sheets) chega para dar vida a todo esse conteúdo, ou seja, estilizar, criar cores, pequenas animações e tudo mais para que o conteúdo de sua página web seja elegante e responsivo. Utilizando os dois elementos juntos, alinhado com um pouco de criatividade você tem a melhor ferramenta para a criação de incríveis páginas webs estáticas, sejam elas single pages ou até grandes sistemas web complexos. Neste minicurso explicarei desde o princípio a criação de uma página web utilizando HTML e CSS que se adapta em todos os dispositivos móveis, dando também algumas dicas simples de SEO(Search Engine Optimization) e de como hospedar seu site recém-criado gratuitamente na web.

F.A.Q

Participação Externa

Sim, serão entregues certificados de horas formativas para todas as palestras, minicursos e maratona de programação.

Todos que participarem de palestras, minicursos e maratona de programação.

Sim. A SABER é aberta para a comunidade externa, então todos são bem vindos a participar!

Inscrição e Pagamento

Acesse o link abaixo para ir diretamente ao formulário de inscrição.

https://forms.gle/Jw8V7rriVHW9iqKP9

Não, o evento é totalmente gratuito e online.

Campeonato de Jogos

Sim, o campeonato é aberto à comunidade externa também.

Nesta edição da SABER 2021, as palestras, minicursos, maratona de programação e campeonato de jogos serão de forma completamente remota.

Acessando o servidor do discord (neste link https://discord.gg/P2ZVP322TS), encontrará o passo a passo para realizá-la. 

Não, o campeonato não se encaixa nos requisitos para oferecer horas formativas.

APOIO