O projeto PET Nas Escolas tem como objetivo principal compartilhar o conhecimento científico adquirido ao longo da graduação pelos estudantes dos cursos de Ciência da Computação e Informática Biomédica com alunos do ensino fundamental e médio em Curitiba e região. Além disso, visa proporcionar uma introdução sucinta aos conceitos de graduação e ao ambiente acadêmico das universidades públicas, bem como oferecer informações sobre oportunidades de permanência na universidade, como bolsas de permanência, programas de iniciação científica e de extensão, e acesso às moradias estudantis.
A metodologia adotada inicia-se com a identificação de escolas interessadas em estabelecer parceria com o projeto. Em seguida, são agendadas reuniões com essas instituições para discutir e definir um cronograma de atividades. Posteriormente, desenvolvemos ou adaptamos atividades dinâmicas e adequadas à faixa etária dos alunos envolvidos. Por exemplo, ao trabalhar com alunos do ensino fundamental, priorizamos um ambiente mais interativo e participativo. Já no ensino médio, nosso foco está em apresentar os cursos que fazem parte do PET Computação, assim como a rotina e as oportunidades oferecidas pela universidade pública.
Alguns exemplos de atividades já desenvolvidas: “A mágica de virar as cartas” e “Seja o mais rápido”, ambas adaptações do livro Computer Science Unppluged de Tim Bell, Ian H. Witten e Mike Fellows, 2011. A primeira atividade abordou conceitos de rede de computadores e detecção e correção de erros, correlacionando noções de cálculo, estimativa e álgebra e reforçando o reconhecimento de números pares e ímpares. A segunda atividade teve como objetivo ilustrar um algoritmo de ordenação, um problema recorrente na computação, relacionando conceitos importantes de comparação numérica (maior que, menor que) e ordenação.
© 2024 . Built using WordPress and the Mesmerize Theme