Biografia
Patrícia Jaques Maillard é bolsista de produtividade em pesquisa (nível 1D) do CNPq e IEEE Senior Member. Doutora em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com estágio de doutorado no Laboratório de Informática de Grenoble, na França. Foi professora visitante na Carnegie Mellon em 2012, e na Universidade Friedrich-Alexander-Universitat-Erlangen-Nurnberg em 2022.
Atualmente é professora colaboradora permanente do Programa de Pós-Graduação em Informática (PPGInf) na Universidade Federal do Paraná (UFPR), onde orienta alunos de mestrado e doutorado. Atua na área de Ciência da Computação, com ênfase em Inteligência Artificial aplicada à Educação e Computação Afetiva.
Publicou diversos artigos em periódicos especializados e vários trabalhos em anais de eventos, além de editar livros e escrever capítulos de livros voltados ao tema de Inteligência Artificial aplicada à Educação, Informática na Educação e Computação Afetiva. Recebeu quatro prêmios de melhor artigo de conferência no IBERAMIA e no SBIE. Foi orientadora de trabalhos premiados no Concurso de Dissertações de Mestrado em Informática na Educação (CTD-IE): 1 tese de doutorado, 4 dissertações de mestrado e 2 trabalhos de conclusão de graduação.
Foi Coordenadora do Comitê de Programa do CSBC-WIE 2010, chair da Trilha de Inteligência Artificial do SBIE-WIE 2011 e coordenadora geral do DesafIE 2016. A profa. Patrícia também foi avaliadora externa da Agência Nacional de Pesquisa da França e faz parte do Editorial Board do Springer Journal on Multimodal User Interfaces, da Revista Brasileira de Informática na Educação (RBIE), IEEE Transactions on Learning Technologies e Frontiers in Artificial Intelligence: AI for Human Learning and Behavior Change, além de participar do comitê de programa de várias conferências nacionais e internacionais renomadas em Informática na Educação, Inteligência Artificial e Computação Afetiva (tais como ITS, ACII, SBIE, SBIA, etc).
Foi membro da Comissão Especial de Informática na Educação do SBC nos anos de 2011, 2012, 2015, 2016 e 2017. Patricia foi coordenadora do projeto CAPES/COFECUB PRAIA (2006-2010) e coordenadora do lado brasileiro do projeto STIC-AMSUD ACAI (2011-2012).