Emblemas com Profissionais de IHC

Este conjunto de emblemas apresenta profissionais de IHC que fizeram contribuições relevantes para a área e são reconhecidos por suas atuações no ensino, pesquisa ou desenvolvimento.

O conjunto possui 50 emblemas para serem adaptados, estendidos, e aplicados em contextos de ensino. Aqui você pode acessar a descrição de cada emblema:

Os emblemas foram criados e têm sido aplicados para gamificar disciplinas de IHC em uma “gamificação tematizada” com grandes nomes da IHC. Assim, os emblemas tanto servem para os propósitos de engajamento da gamificação, quanto para propósitos educacionais de apresentar nomes da IHC e suas contribuições para a área.

O trabalho que resultou neste conjunto de emblemas é relatado no artigo “GamifiCHI: thematized badges for HCI courses“, de Roberto Pereira, Kamila Rodrigues e Milene Silveira, publicado e apresentado no XX Simpósio Brasileiro sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionais em 2021 [pdf file]. Veja o vídeo na apresentação aqui no Youtube.

Abaixo, passos simples para aplicar os emblemas em sua disciplina de IHC.

Conjunto criado por: Roberto Pereira (UFPR), Milene Silveira (PUCRS) e Kamila Rodrigues (USP)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *