See 25 badges of some of the professionals who have contributed to HCI education, research or practice, as well as to the HCI community on the global stage.
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Deputy Director of Microsoft Research, Cambridge, UK. She coordinates the laboratory’s research that explores the Future of Work, taking an interdisciplinary approach to designing and developing new productivity tools that work in partnership with people. This approach recognises that radical transformations in the world of work mean that we need to keep human aspirations front and center in the technologies we build. Throughout his career, Sellen has more than 50 registered patents, and has received dozens of awards from societies such as IEEE, ACM and the British Computer Society. | scholar |
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Designer and software programmer widely known as the “Father of Visual Basic”. Cooper is also known for his book “About Face: The Essentials of Interaction Design”. Founder of Cooper, a leading interaction design consultancy, he created the goal-driven design methodology and pioneered the use of Personas as practical interaction design tools to create high-tech products. In 2017, Alan entered the Computer History Museum Hall of Fellows for his invention of the visual development environment in Visual BASIC and for his pioneering work in establishing the field of interaction design and its fundamental tools. | website |
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Diretor da Computational Foundry na Swansea University, Alan trabalha na maioria das coisas que conectam pessoas e computadores. Matemático, Alan possui um dos livros mais conhecidos sobre interação humano-computador e outro livro de IA. Alan tem publicado centenas de artigos nos principais eventos e periódicos de diversas áreas, especialmente IHC e IA. | scholar |
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Batya Friedman é doutora e professora adjunta do Departamento de Ciência da Computação da Universidade de Washington, onde dirige o Value Sensitive Design Research Lab. Batya é uma das fundadoras pioneiras do Value Sensitive Design (VSD), uma abordagem para levar em conta os valores humanos no design de sistemas de informação. Atualmente, Batya é codiretora do UW Tech Policy Lab, codiretora do Value Sensitive Design Lab e professora associada do Centro de Direitos Humanos. A abordagem VSD tem sido aplicada em uma ampla variedade de pesquisas, recebendo grande reconhecimento da comunidade internacional. | scholar |
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Ben Shneiderman é Professor Honorário no Departamento de Ciência da Computação, Diretor Fundador do Laboratório de Interação Humano-Computador, e membro do Institute for Advanced Computer Studies da University of Maryland. Eleito membro da Association for Computing (ACM) em 1997 e membro da American Association for the Advancement of Science (AAAS) em 2001, ele recebeu o prêmio ACM SIGCHI pelo conjunto de sua obra em 2001 e o IEEE Visualization Career Award em 2012. Suas contribuições incluem o conceito de manipulação direta, que levou a links clicáveis em destaque, os onipresentes teclados touchscreen em dispositivos móveis, controles deslizantes de consulta dinâmica para exploração de dados e uma patente para marcação de fotos. Seu trabalho em visualização de informações levou aos mapas de árvore amplamente usados. Ben Shneiderman foi o pioneiro do link textual destacado em 1983, que se tornou parte do Hyperties, um precursor da web. | scholar |
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Brian Burke é vice-presidente de pesquisa da Gartner, tendo liderado pesquisas sobre a tendência emergente de gamificação nos últimos anos. Como especialista em arquitetura corporativa, ele trabalhou por décadas na compreensão das tendências de tecnologia disruptiva e suas implicações para os negócios. Burke tem uma ampla e diversificada experiência em tecnologia e estratégia, com mais de 25 anos de experiência no setor, sendo conhecido principalmente por suas pesquisas em Gamificação. Atualmente, ele lidera pesquisas em arquitetura empresarial voltada para resultados de negócios e seu trabalho pioneiro no desenvolvimento de arquiteturas federadas foi implementado em centenas de organizações nos setores público e privado. Ele também é um pesquisador e palestrante de destaque nas áreas de gamificação, estratégia de TI, estruturas organizacionais de TI e alinhamento de negócios. | website |
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David Benyon trabalha na área de IHC e design de interação há mais de 25 anos. Ele escreveu amplamente sobre o assunto com mais de 150 publicações referenciadas cobrindo IHC, design de interação e interfaces de usuário inteligentes. Ele publicou um dos primeiros livros sobre IHC em 1994, e também publicou o famoso livro Designing Interactive Systems: a comprehensive guide to HCI, UX and interaction design. É um dos autores de livros didáticos sobre IHC mais disseminados e utilizados. | scholar |
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Donald A. Norman é Doutor em Psicologia pela Universidade da Pensilvânia e possui Doutorado Honorário pela Universidade de Pádua, Itália. Foi professor de Ciência da Computação na Universidade Northwestern, e de Psicologia e Ciência Cognitiva na Universidade da Califórnia em San Diego. Norman atuou na Apple Inc. como vice-presidente do grupo de Tecnologia Avançada da Apple e para a Hewlett-Packard. Co-fundador do Nielsen Norman Group, um grupo de consultoria em assuntos de usabilidade que também inclui Jakob Nielsen, Norman hoje atua para ajudar empresas de tecnologia a estruturar suas linhas de produtos e negócios. Sua principal ênfase é a estratégia de design: como os designers e o design thinking podem ajudar a impulsionar a inovação incremental e radical dentro das empresas. Norman possui centenas de publicações e diversos livros extremamente populares. O livro “The Design of Everyday Things” é um dos maiores clássicos da área de IHC. Em 2006, Norman recebeu a Medalha Benjamin Franklin em Ciência Cognitiva e de Computação. Norman é um dos pesquisadores mais citados do mundo, com mais de 120 mil citações. Algumas de suas produções podem ser encontradas aqui: https://scholar.google.com.br/citations?hl=pt-BR&user=h-2JebwAAAAJ | scholar |
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Elizabeth Churchill é diretora de Experiência do Usuário na Google, vice-presidente executiva da Association of Computing Machinery (ACM), membro da CHI Academy da ACM e reconhecida como cientista e palestrante ilustre da ACM. Com formação em psicologia (neuro, experimental, cognitiva e social), Inteligência Artificial e Ciências Cognitivas, nos últimos 20 anos ela se valeu das ciências sociais, da computação, da engenharia e dos dados para criar aplicativos e serviços inovadores para o usuário final. Ela formou equipes de pesquisa no Google, eBay, Yahoo, PARC e FujiXerox. Elizabeth possui Doutorado pela Universidade de Cambridge, Doutorado honorário em Ciências pela Universidade de Sussex, e um Doutorado honorário pela Universidade de Estocolmo. Em 2016, ela recebeu o Prêmio Athena do Instituto Citris-Banatao para Mulheres em Tecnologia por sua Liderança Executiva. Elizabeth Churchill foi palestrante principal no IHC 2017, em Joinville/SC, sendo respeitada por sua capacidade criativa, de expressão, engajamento e orientação de novos profissionais, tendo contribuindo muito com a educação em IHC no cenário internacional. Algumas de suas publicações podem ser acessadas aqui: https://scholar.google.com.br/citations?hl=pt-BR&user=wZB07xAAAAAJ | scholar |
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H. Rex Hartson é consultor, autor, professor e palestrante da área de IHC e UX. Ele é Professor Emérito no Departamento de Ciência da Computação da Virginia Tech e, por 30 anos, ajudou a desenvolver muitas das técnicas que agora são consideradas parte integrante das boas práticas de IHC/UX. Seu trabalho na área sempre foi baseado em ampla interação com profissionais de UX e na experiência prática em consultoria e treinamento para negócios, indústria e governo. Seus livros texto atuais mais conhecidos são: “The UX Book: Agile UX Design for a Quality User Experience” e “The UX book 2: Agile UX design for a quality”. | dblp |
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Helen Petrie é Professora de IHC em Ciência da Computação, tendo mais de 20 anos de pesquisa reconhecida internacionalmente em novas tecnologias para pessoas com deficiência e para idosos, especialmente com o intuito de melhorar a qualidade de vida e o bem-estar. Suas pesquisas dos últimos anos tem sido dedicadas a investigar e desenvolver tecnologias para apoiar idosos a viverem de forma independente em suas próprias casas por mais tempo (ambient assisted living). Doutora Petrie esteve envolvida em mais de 30 projetos britânicos e internacionais nessas áreas e tem uma vasta gama de publicações nos veículos mais relevantes e de maior impacto em IHC. Helen Petrie recebeu um prêmio de inovação técnica da Royal Television Society, recebeu o Social Impact Award da ACM pelas contribuições de sua pesquisa, e um prêmio pelo conjunto de sua obra do Royal National Institute for Blind People. Ela é psicóloga licenciada e membro associada da British Psychological Society. | scholar |
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Coautora do best seller “Design de interação: além da interação humano-computador”, um livro extremamente popular entre alunos e profissionais que vendeu mais de 200.000 cópias em todo o mundo e foi traduzido para 6 idiomas, Helen é professora de Engenharia de Software na Escola de Computação e Comunicações na The Open University. Suas atividades profissionais abrangeram várias disciplinas da Ciência da Computação, incluindo HCI, Engenharia de Software e Gerenciamento de Projetos, e alcançaram outras disciplinas relacionadas, como Educação e Estudos de Design. Essa diversidade tem se refletido nos interesses de ensino e pesquisa de Helen, mas uma constante em ambos tem sido o desejo de se envolver com a prática – para compreender e tentar melhorar a prática. Aproveitando sua experiência em IHC e Engenharia de Software, a pesquisa de Helen se concentra no estudo da prática profissional de software na indústria, especificamente nos aspectos humanos e sociais do desenvolvimento de software. | scholar |
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Dr. Jakob Nielsen é um “User Advocate” e diretor do Nielsen Norman Group, que ele co-fundou com o Dr. Donald A. Norman (ex-vice-presidente de pesquisa da Apple Computer). Nielsen estabeleceu o movimento de “engenharia de usabilidade” para melhorias rápidas e baratas de interfaces de usuário e inventou vários métodos de usabilidade, incluindo a avaliação heurística que ainda é um dos métodos de avaliação mais famosos em IHC. Ele detém 79 patentes nos Estados Unidos, principalmente sobre formas de tornar a Internet mais fácil de usar. Jakob Nielsen foi chamado de: “o rei da usabilidade” (Internet Magazine); “o guru da usabilidade de páginas da Web” (The New York Times); “a pessoa mais inteligente da Web” (ZDNet AnchorDesk); “o maior especialista do mundo em usabilidade da Web” (U.S. News & World Report); e uma das 10 principais mentes em pequenas empresas (FORTUNE Small Business). | scholar |
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Jenny Preece é coautora do best seller “Design de interação: além da interação humano-computador”, um livro extremamente popular entre alunos e profissionais que vendeu mais de 200.000 cópias em todo o mundo e foi traduzido para 6 idiomas. O livro é considerado um recurso ideal para aprender as habilidades interdisciplinares necessárias para o design de interação, interação humano-computador, design de informação, e web design. Preece é considerada uma das maiores influências internacionais em IHC, tendo publicado centenas de artigos nos periódicos e eventos mais importantes de IHC. | website |
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John M Carroll é um dos pioneiros da IHC no cenário mundial! Carroll foi professor de Ciência da Computação e Diretor do Centro de Interação Humano-Computador da Virginia Tech, e cientista no IBM Thomas J. Watson Research Center, onde gerenciou o lendário User Interface Institute. Carroll recebeu vários prêmios por sua carreira: ACM Rigo Award, ACM SIGCHI Academy, ACM SIGCHI Award pelo conjunto de sua obra, ACM Fellow, IEEE Alfred N. Goldsmith Award, Honorary Fellow da Human Factors and Ergonomics Society, e vários outros. Ele foi premiado com o Doutor Honoris Causa em Engenharia pela Universidade Carlos III de Madrid e também recebeu a Medalha Acadêmica de Destaque em Ciências Sociais e Comportamentais. Carroll é considerado um dos mais influentes pesquisadores em IHC no cenário internacional, contribuindo para o desenvolvimento da área. Carroll é um dos nomes mais citados em IHC. Veja algumas de suas contribuições: https://scholar.google.com/citations?hl=en&user=7Mg8JZMAAAAJ | scholar |
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Jonathan Lazar é doutor e professor do College of Information Studies (University of Maryland). Lazar escreveu ou editou 13 livros, incluindo o livro “Métodos de Pesquisa em Interação Humano-Computador”. Com mais de 150 artigos publicados em periódicos e conferências, Lazar atua como consultor para agências governamentais e foi co-presidente do Workshop da Universidade de Cambridge sobre Acesso Universal e Tecnologia Assistiva, tendo atuado no comitê de programa da Conferência da ACM sobre Computação Acessível (ASSETS) desde 2006. Lazar é reconhecido por suas pesquisas em acessibilidade, e principalmente por suas contribuições com o ensino de metodologia em IHC. | scholar |
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Liam Bannon é fundador do Centro de Design de Interação. Liam tem dedicado sua carreira em investigar como melhorar a utilidade, usabilidade e conveniência dos artefatos computacionais que projetamos. Ele esteve envolvido na investigação de estruturas conceituais e metodológicas alternativas para a compreensão das atividades humanas e sua mediação por várias tecnologias. Tendo publicado centenas de artigos, sua pesquisa produziu contribuições expressivas para a teoria da atividade, etnometodologia e fenomenologia. Liam considera o entendimento sobre o uso como um pré-requisito para o design e deseja compreender as práticas humanas. Ele também deseja encorajar uma abordagem mais participativa no campo do design. Liam enfatiza a natureza cooperativa do trabalho humano e suas implicações para o design, e tem desempenhado um papel importante no desenvolvimento de questões de CSCW na Europa – sendo o editor fundador do CSCW Journal. Ele tem se envolvido na exploração do campo do Design de Interação, como um campo interdisciplinar emergente e distinto que tem uma pertinência particular nesta era de tecnologia onipresente. Dentre suas publicações, o artigo “Reimagining HCI” é um dos mais citados e de maior impacto. | scholar |
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Lucy Suchman é professora de Antropologia da Ciência e Tecnologia no Departamento de Sociologia da Lancaster University, no Reino Unido. Sua pesquisa atual estende seu compromisso crítico de longa data com o campo da interação humano-computador para o domínio da luta contemporânea, incluindo problemas de “consciência situacional” no treinamento militar e simulação, e no projeto e implantação de sistemas de armas automatizadas. No centro desta pesquisa está a questão de quais corpos são incorporados aos sistemas militares, como e com quais consequências para a justiça social e a possibilidade de um mundo menos violento. Membro do Comitê Internacional para Controle de Armas de Robô, ela tem um blog dedicado aos problemas da robótica ética e ‘tecnoculturas de máquinas semelhantes às humanas. | scholar |
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Paul Dourish é cientista da computação mais conhecido por seu trabalho e pesquisa na interseção da ciência da computação e das ciências sociais. Professor de informática na University of California, Irvine, ele dirige o Steckler Center for Responsible, Ethical and Accessible Technology. Ele é membro da ACM e da British Computer Society, e é vencedor do prêmio CSCW 2016 “Lasting Impact”. Dourish publicou três livros e mais de 100 artigos científicos nos eventos e periódicos mais respeitados da Computação, e possui 19 patentes nos Estados Unidos. | scholar |
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Steve Krug é conhecido como o autor do Best Seller “Don’t Make Me Think: A Common Sense Approach to Web Usability”, com mais de 350.000 cópias impressas vendidas. Seu último livro, Rocket Surgery Made Easy: The Do-It-Yourself Guide to Finding and Fixing Usability Problems, é um manual para a identificação e correção de problemas de usabilidade. Os livros de Steve foram baseados em mais de 20 anos atuando como consultor de usabilidade para uma ampla variedade de clientes como Apple, Bloomberg.com, Lexus.com, NPR, Fundo Monetário Internacional e muitos outros. Steve é um dos autores mais lidos por iniciantes em usabilidade na web. | website |
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Susanne Bødker é uma cientista da computação conhecida por suas contribuições à interação homem-computador, trabalho cooperativo apoiado por computador e design participativo, incluindo a introdução da teoria da atividade à interação homem-computador. Ela é professora de ciência da computação na Universidade de Aarhus e membro da ACM SIGCHI Academy. Bødker é o autora do livro Through the Interface: A Human Activity Approach to User Interface Design, que discute a interação homem-computador e o papel das interfaces de usuário da perspectiva da teoria da atividade. Bødker foi pesquisadora do famoso Projeto UTOPIA, que buscava envolver os usuários em todos os aspectos de design e desenvolvimento de tecnologias a serem utilizadas em seus trabalhos. | scholar |
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Terry Allen Winograd é um cientista da computação estadunidense, professor da Universidade Stanford e co-diretor do grupo de interação humano-computador de Stanford. É conhecido nas áreas de filosofia da mente e inteligência artificial por seu trabalho sobre língua natural usando o programa SHRDLU. É membro da Association for Computing Machinery desde 2009 e Recebeu o SIGCHI Lifetime Research Award de 2011, além de vários outros prêmios em reconhecimento por suas contribuições à Ciência da Computação, especialmente à interação humano-computador. Dois de seus livros, “Understanding Computers and Cognition: A New Foundation for Design” (com Fernando Flores) e “Bringing Design to Software” são livros extremamente respeitados e que influenciaram o desenvolvimento da área de IHC e demais estudos sobre questões humanas no design e avaliação de tecnologias computacionais. | website |
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Tim Brown é CEO e presidente da IDEO. Classificada independentemente entre as 10 empresas mais inovadoras do mundo, a IDEO é a consultoria global que contribuiu para a criação de importantes inovações, como o primeiro moouse para a a Apple e o Palm V. Hoje, a IDEO aplica sua abordagem centrada no ser humano para orientar a inovação e o crescimento em empresas líderes globais, bem como no setor público, de educação, de saúde e social. Tim aconselha executivos seniores e conselhos de administração de empresas da loista da Fortune 100 e mantém relacionamentos estratégicos com empresas como Microsoft, Pepsico, Procter & Gamble e Steelcase. | website |
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Moran foi o pioneiro no estabelecimento do campo da interação humano-computador na ciência da computação. Ele foi Cientista Principal e gerente da Interface do Usuário e de Sistemas Colaborativos na Xerox PARC e foi o Diretor fundador da Xerox EuroPARC em Cambridge, Inglaterra. Moran é um Distinguished Engineer na IBM. Ele fundou o influente periódico Human Computer Interaction em 1984 e continua como seu Editor, tendo recebido o prêmio ACM SIGCHI pelo conjunto de sua obra. Tom trabalhou com Allen Newell e Stu Card nos fundamentos teóricos da interação humano-computador, que culminou em seu livro seminal, The Psychology of Human-Computer Interaction (1983). Seu Model Human Processor, Keystroke-Level Model e GOMS Model influenciaram uma geração de pesquisadores de IHC. | website |
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Coautora do best seller “Design de interação: além da interação humano-computador”, um livro extremamente popular entre alunos e profissionais que vendeu mais de 200.000 cópias em todo o mundo e foi traduzido para 6 idiomas. Rogers é o diretor do Interaction Center da University College London, professor de Design de Interação e vice-chefe de departamento do Departamento de Ciência da Computação. Ela é internacionalmente conhecida por seu trabalho em interação homem-computador, design de interação e computação ubíqua. Ela foi premiada com a prestigiosa bolsa EPSRC para repensar a relação entre envelhecimento, computação e criatividade. Ela se dedica a projetar computadores que sejam envolventes, empolgantes e até provocativos, tendo publicado mais de 250 artigos em eventos e periódicos de alto prestígio. | scholar |
[1] Roberto Pereira, Kamila R. H. Rodrigues, and Milene Selbach Silveira. 2021. GamifiCHI: thematized badges for HCI courses. In IHC ’21: 20th Brazilian Symposium on Human Factors in Computing Systems, October 18–22, 2021, Online, Brazil. ACM. [pdf file]