1 – Obtendo uma conta

2 – Recuperando sua senha

3 – Controlando a sua quota

4 – Desbloqueando sua conta

5 – Administrando seus emails

6 – Utilizando o WiFi

7 – TranSferindo arquivos

8 – Recuperando um arquivo importante

9 – Acesso remoto

10 – Sistema de arquivo remoto

11 – Formandos e alunos de Intercâmbio / Remoção de contas pelo sistema

 

 

1 – Obtendo uma conta

A. As contas para os novos alunos dos cursos de BCC, IBM, Estatística, Física e PPGInf (Mestrado e Doutorado) são criadas sem necessidade de solicitação e ficam disponíveis aos alunos, no início do semestre letivo, na Recepção dos Laboratórios do Departamento de Informática.

B. Alunos de outros cursos da UFPR, que fazem disciplina isolada devem :

1. Enviar email ao professor da disciplina, com assunto: “Conta temporária”.

2. Mencionar, no corpo do email:

  • seu nome completo, grafado corretamente e SEM abreviaturas;
  • o GRR, no caso de alunos da graduação;
  • o curso que frequenta na UFPR;
  • o código e o nome da disciplina isolada;
  • o ano / semestre em que cursará a disciplina.

3. Solicitar ao professor que encaminhe o email para logins@inf.ufpr.br com um “De acordo”, se for o caso, no conteúdo do email.

4. Em até 48h úteis sua conta será disponibilizada na recepção dos Laboratórios do DInf. Ela ficará disponível por 72h.

5. A validade da conta é o ano / semestre em que o aluno frequentará a disciplina. Findo este período, as contas serão removidas sem prévio aviso.

 

 

2 – Recuperando sua senha

1. Enviar email para logins@inf.ufpr.br com assunto: “Esqueci a senha”.

2. Mencionar, no corpo do email:

  • seu nome completo, grafado corretamente e SEM abreviaturas;
  • o GRR, no caso de alunos da graduação;
  • o curso que frequenta na UFPR;
  • o código e o nome da disciplina isolada, se for o caso.

3. Em até 48h úteis a nova senha será disponibilizada na recepção dos Laboratórios do DInf. Ela ficará disponível por 72h

 

 

3 – Controlando a sua quota

(**) A quota básica máxima é de 2 Gb de espaço em disco e 30.000 para número total de arquivos. Os arquivos ocultos, bem como os arquivos de origem /home/html/inf/seulogin também são somados na quantidade de espaço e total de arquivos.

(*) Caso você tenha excedido algum dos limites acima não conseguirá se logar usando o modo gráfico, mas é possível se logar pelo modo texto utilizando as teclas: Ctrl + Alt + F1

1. Para saber quanto você usa da quota: quota -s

==> Observe o número de gracearquivos, que mostra o total de arquivos que você tem em sua área.

==> Utilize o seu diretório nobackup. Cada usuário possui uma área extra que fica em /nobackup/”caminho”/”seuusuário”. Este diretório, como o nome indica, não terá backup. Este diretório não possui limite de número de arquivos, mas possui limite de espaço em disco.

==> Use compactadores para arquivos e diretórios com muitos arquivos antigos ou de pouco uso.

2. Para saber o espaço usado pelos seus diretórios: du -shc * | sort -nr

3. Para saber o espaço usado pelos diretórios ocultos: du -csh .[A-Z]* | sort -h -r

4. Verifique periodicamente os seguintes diretórios ocultos:

Remova com o comando rm -rfv ~/.cache/.local/share/Trash/files

Remova com rm -rfv ~/.local/share/Trash/files/

5. Verifique o seu diretório: /home/html/inf/seulogin

 

4 – Desbloqueando sua conta

Se você não mudou a sua senha em tempo hábil após o recebimento de seu login, sua conta foi bloqueada.

1. Enviar email para logins@inf.ufpr.br com assunto: “Conta bloqueada”.

2. Mencionar, no corpo do email:

  • seu nome completo, grafado corretamente e SEM abreviaturas;
  • o GRR, no caso de alunos da graduação;
  • o curso que frequenta na UFPR;
  • o código e o nome da disciplina isolada, se for o caso.

3. Em até 48h úteis a nova senha será disponibilizada na recepção dos Laboratórios do DInf. Ela ficará disponível por 72h.

 

5 – Administrando seus e-mails

A. Acesso via web: http://webmail.inf.ufpr.br.

B. Configurações de servidor para clientes de email:

receber por IMAP
IMAP: mx.inf.ufpr.br
Port: 993
Connection security: SSL/TLS
Authentication method: Normal password

receber por POP3
POP3: mx.inf.ufpr.br
Port: 995
Connection security: SSL/TLS
Authentication method: Normal password

enviar emails
SMTP: mx.inf.ufpr.br
Port: 587
Connection security: STARTTLS, if available
Authentication method: Password, transmitted insecurely

 

6 – Utilizando o WiFi

Celulares Android:
Nome da Rede: C3SL
EAP Method: TTLS
Phase 2 Authentication: PAP
CA Certificate: Do not validate
Identity: <seu_login_no_dinf>
Anonymous Identity: <Deixar em Branco>
Password: <sua_senha_no_dinf>

Notebooks Linux:
Você deve escolher para se conectar a uma “rede escondida” e utilizar os mesmos dados descritos acima para celulares Android

Celulares iOs, iPads e Notebook MacOS:
1. Baixar o certificado disponível aqui
2. Instalar o certificado, utilizando seu login e senha do DInf
3. Aceitar o certificado após a instalação, no momento do primeiro login na rede

Celulares e Notebooks com sistemas Windows
Sistemas Windows não conseguem logar no wifi por não atenderem o protocolo TTLS/PAP que utilizamos. Se você conseguir utilizar o WiFi com sistemas Windows, favor enviar um email para suporte@c3sl.ufpr.br, assim podemos atualizar as informações aqui presentes.

 

7 – TranSferindo arquivos

Use o comando scp: scp -r login@host.c3sl.ufpr.br: <nome do arquivo que será copiado (com o caminho completo até ele)> <local para onde o arquivo será copiado>

Exemplo: scp -r user15@macalan.c3sl.ufpr.br:~user15/programas (copia o diretório “programas” bem como todos os seus arquivos e diretórios internos, da home do usuário user08 para o diretório corrente “.” ).

Como transferir arquivos usando Windows?

 

8 – Recuperando um arquivo importante

Solicitar a cópia backup do arquivo da seguinte forma:

1. Enviar um email para logins@inf.ufpr.br com assunto: “Recuperação de arquivo”.

2. Mencionar, no corpo do email:

  • seu nome completo, grafado corretamente e SEM abreviaturas;
  • seu login name;
  • o caminho completo do arquivo ou diretório perdido;
  • a data e a hora em que o arquivo foi apagado.

 

9 – Acesso remoto

O que são chaves pública e privada?

Criando chaves no LINUX (pressione ENTER após cada passo)

1. Abra um terminal e digite: ssh-keygen -t dsa

2. O comando pedirá o nome do arquivo que você quer para a chave. Digite: seulogin_dsa

3. O comando pedirá sua chave-senha do tipo mensagem/frase como por exemplo: ‘eu gosto de estudar sobre criptografia’. Escolha a sua e digite.

4. Serão gerados 2 arquivos no seu diretório oculto .ssh: seulogin_dsa e seulogin_dsa.pub

a. seulogin_dsa é sua CHAVE PRIVADA. NÃO a perca nem passe para ninguém, é a sua segurança!

b. seulogin_dsa.pub é sua CHAVE PÚBLICA. Esta pode ser conhecida.

Usando o comando scp, transfira sua chave pública para sua conta em host.c3sl.ufpr.br, colocando-a em ~/.ssh/authorized_keys. Podem existir várias chaves públicas referentes a eventuais chaves privadas que você tenha em diversas máquinas (casa e trabalho, por exemplo).

Como criar chaves no Windows?

 

10 – Sistema de arquivo remoto

Instale o ” FUSE ” e o ” sshFS “. Para usar o sshFS digite:

sshfs login@host.c3sl.ufpr.br: <diretório que será montado> <local onde o diretório será montado>

Por padrão esse comando monta o diretório home do usuário.

Ex.: sshfs user08@macalan.c3sl.ufpr.br:/mnt/teste monta a home do usuário user08 no diretório “/mnt/teste” na máquina que ele está usando no momento.

Para montar em um diretório interno a sua home, adicione o caminho até ele.

Ex.: sshfs user08@macalan.c3sl.ufpr.br:meudiretorio/mnt/teste monta o diretório ” meudiretorio ” que está na home do usuário user08 em “/mnt/teste” da máquina de destino.

Agora você pode acessar o diretório “/mnt/teste” nessa máquina como se fosse o outro diretório da máquina de origem. Não esqueça de desmontá-lo no término do uso. Isso irá garantir que as alterações estarão salvas. Para fazer isso execute: fusermount -u <diretório montado>

 

11 – Formandos e alunos de Intercâmbio / Remoção de contas pelo sistema

* * * As contas são apagadas automaticamente ao término dos cursos. Cada aluno é responsável por copiar seus dados antes do término do curso.

ATENÇÃO ALUNOS QUE VÃO SAIR PARA INTERCÂMBIO: Caso você saia para intercâmbio e não siga os seguintes passos, sua conta será removida do sistema.

1. Envie email para logins@inf.ufpr.br com assunto: “Saída para intercâmbio”.

2. Mencionar, no corpo do email:

  • seu nome completo, grafado corretamente e SEM abreviaturas;
  • seu login name;
  • o GRR, no caso de alunos da graduação;
  • o curso que frequenta na UFPR;
  • o período em que estará ausente para intercâmbio.

3. Crie suas chaves pública e privada para poder acessar sua conta de fora do DInf.