Atividades estudantis

Além das disciplinas obrigatórias, optativas, estágio obrigatório e trabalho de graduação, o aluno pode exercer atividades complementares durante o curso de Bacharelado em Ciência da Computação. Essas atividades podem ser realizadas dentro do ambiente universitário (PET, Iniciação Científica, Empresa Júnior, Representação Discente e Monitoria) ou no mercado de trabalho (Estágios). Mais informações a respeito na Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis.

Assistência Estudantil

As atividades da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) concentram-se no desenvolvimento e acompanhamento de programas de apoio e ações que contemplem uma abordagem integral, onde a assistência não fique restrita à manutenção e sobrevivência da aluna e do aluno na instituição, mas que contribua efetivamente para a sua formação individual e global.

Maiores informações para assistência estudantil: http://www.prae.ufpr.br/prae/atendimento/.

Maiores informações para programas da Universidade: http://www.prae.ufpr.br/prae/programas-da-prae/.

Centro Acadêmico

Os centros acadêmicos da UFPR congregam os alunos dos cursos em diversas atividades e os representam perante as instâncias administrativas da instituição (curso, departamento, setor e conselhos superiores). No BCC, o Centro Acadêmico Alexandre Direne (CAAD) desempenha essa função.

PET

O Programa de Educação Tutorial (PET) é um programa do Governo Federal que mantém grupos de educação tutorial em cursos de graduação de universidades públicas de todo o Brasil. Tem como objetivos contribuir para a qualidade da formação acadêmica, formular estratégias de desenvolvimento e modernização do ensino superior e estimular o espírito crítico e a atuação profissional pautada pela ética, cidadania e pela função social da educação superior.

Para mais informações acesse o grupo PET do Curso de Ciência da Computação.

Representação Discente

Os alunos do curso de Bacharelado em Ciência da Computação tem a oportunidade de representar os demais alunos (colegas de curso) nas reuniões do colegiado do curso e nas plenárias do Departamento de Informática. Tais atividades estimulam outras habilidades, além daquelas relacionadas à informática, e buscam a formação mais completa como cidadãos. Os representantes discentes são indicados pelo Centro Acadêmico (CAAD).

Monitoria

A monitoria como atividade de iniciação à docência visa o desenvolvimento das habilidades de ensino. Para que seja exercida com qualidade, exige o envolvimento do estudante-monitor com a disciplina, o professor, a metodologia adotada e os estudantes matriculados na disciplina. Os programas oficiais de monitoria PID (Programa de Iniciação à Docência) e PIM (Programa Institucional de Monitoria) são atividades eminentemente voluntárias, com foco no desenvolvimento acadêmico dos estudantes. O departamento de Informática participa dos programas PID e PIM.

Mais informações:

Estágios

Regulamento de estágios do BCC

Bolsa Permanência

O Programa de Bolsa Permanência oferece ao aluno condições para a continuidade da vida acadêmica, como o custeio de gastos com transporte, alimentação e aquisição de parte de material didático. Tem como pressuposto proporcionar experiência profissional, em nível técnico e administrativo, complementando a formação acadêmica, e sobretudo garantir a permanência do aluno na universidade.

Para maiores informações, acesse o site da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis.

Empresa Júnior de Informática – ECOMP

A ECOMP é a Empresa Júnior de Informática da Universidade Federal do Paraná. Nesta unidade, trabalha-se com desenvolvimento de sites e aplicações web. Além disto, o seu objetivo é formar membros empreendedores e bem capacitados tecnicamente, que possam impactar a sociedade.

Maiores informações através do link ECOMP.